Pular para o conteúdo principal

Compromissos

Eu nunca namorei. Alguns amigos meus já tiveram a experiência, outros só imaginam como seja mas acreditam que não é para eles. Por outro lado, eu imagino como seja e anseio pelo dia em que alguém aparecerá na minha vida e faça esse sonho se tornar realidade; alguém que eu realmente ame e sinta vontade de passar noites frias aconchegado debaixo do edredom, quem sabe assistindo a um filme na televisão para terminar bem o Domingo, ou então até mesmo colocando em prática a chama da nossa paixão. Enfim, é um sonho. Todo mundo tem aquele sonho maior do que a vida em si que procura alcançar dia após dia, mas às vezes um sonho é apenas um sonho por um motivo - porque alguns quando se realizam, perdem o esplendor que possuiam quando eram apenas fragmentos da nossa imaginação. Sabe quando a ideia que você costumava ter sobre uma pessoa acaba parecendo melhor do que quando você realmente a conhece? Bom, é o que eu sinto agora. Mas ao confrontar o luto de mais uma paixão que não vingou, eu percebi que amadureci o bastante para perceber que todos os instintos que tive ao longo dos anos em se tratando de amor e qual rumo seguir ao basear-me apenas em minhas emoções acabou dando errado. Se toda mulher pela qual fui apaixonado no final das contas mostrou não ser aquela que eu estava procurando, isto só pode significar uma coisa: eu não tenho a mínima noção do que é amor e de quem é ela afinal. Quem diria? Não é a toa que não a encontrei; eu nem sabia o que estava procurando.

Eu ainda sei que quero namorar; nasci para me comprometer de coração e alma a alguém, e para tomar conta deste alguém nas noites frias que estamos enfrentando, ainda separados pela vida e nossas falsas convicções do que estamos esperando os dias trazerem. O que me faz pensar e me arrepiar com a ideia de que, se eu não soube reconhecê-la esse tempo todo, é possível que nossos caminhos já tenham se cruzado, e nos perdermos novamente? Eu admito que parte de mim se espelha em meus amigos, não por seu desinteresse em compromissos tão cedo em suas vidas, mas por simplesmente sairem por ai e se divertirem, algo que eu ainda estou tentando me esforçar para aprender. Não sou uma pessoa divertida, sou só um chato que se esconde atrás de seu idealismo como desculpa para ficar em casa, supondo que não encontrará quem está procurando no lugar para onde seus amigos estão indo esta noite. Mas eu tenho um compromisso a zelar; aquele que fiz a mim mesmo, de não me perder de novo nesta cidade como aconteceu assim que cheguei aqui, porque só eu sei como não foi fácil voltar a mim. Tenho um compromisso com meu coração incansável que se conforma em passar essas noites frias sozinho em ves de se aventurar lá fora e tentar se surpreender com a vida, ou então, com os lábios da pessoa errada.

Já não se trata de amar alguém que eu sei que não existe; todo aquele idealismo já se foi. O que eu quero agora é apenas amar alguém que também me ame em troca, e eu sei que isso não é fácil de achar. Acontece que agora não estou mais procurando, estou apenas deixando os dias me levarem a diante e com silenciosa esperança em meu coração que minha eventual distração acabe por me jogar em seus braços quando eu menos esperar, e quando eu mais precisar. Então é isso; Igor Costa Moresca, perigosamente me aproximando de completar duas décadas, ainda solteiro. E o que eu quero? Quero ela debaixo do meu edredom em noite fria, chamando meu nome. Mas enquanto isso não acontece, este coração se contenta com a companhia de vocês, que entendem tão bem, mas na verdade não entendem, não é mesmo? Eu não os culpo e talvez eu devesse mesmo me divertir mais, mas já tenho compromisso. Ela ainda não está debaixo do meu edredom, mas minha cama ainda continua sendo um lugar melhor para se estar do que qualquer outro neste inverno.

Ao som de: She's the One - Robbie Williams.

Comentários

  1. Esse "esvaziar" de sentimentos, anseios, esperanças e outras quimeras que inundam a alma do escritor é o que salva, não é mesmo, meu amigo?

    Há uma expressão antiga que diz que "o tempo é o senhor de tudo", ou ainda "o tempo não é nosso". Isso mostra apenas algo que já sabemos - as coisas acontecem no exato momento em que precisam acontecer. Enquanto isso, use sua inspiração para criar belos e sensíveis textos como este para acompanhar o ritmo maluco que empregamos em nosso dia-a-dia.
    Bjo grande p/ vc, ótima semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento