Pular para o conteúdo principal

Meu final feliz

Mais tarde naquele dia, eu me peguei pensando em porque era tão difícil perceber o quanto eu conquistei em meros vinte anos de vida, enquanto passava a maior parte do tempo me martirizando por tudo aquilo que não consegui conquistar ainda, pelas oportunidades que deixei passar, e pelos sonhos que ainda julgo ser impossíveis de serem alcançados. Mas olhe ao seu redor, Igor; não consegue enxergar que tudo isso é seu, e foi você mesmo quem conseguiu? Claro, você teve ajuda e muita, e ainda precisa das pessoas para se manter bem e ainda bem por isso. Pessoas que precisam de pessoas são as mais sortudas do mundo, porque quem vive sozinho de nada adianta conseguir tudo que deseja se no fim não há ninguém para sorrir e dizer, "Parabéns". E eu não deveria me martirizar tanto, porque apesar das noites solitárias, eu ainda ganhos vários "Parabéns" todo dia pelas coisas que fiz e ainda faço por mim e pelos outros.

O que me mata mesmo é a ansiedade. O desespero incansável, intolerável e insuportável de querer as coisas no presente, em vês de parar para entender que esperar é inevitável. Não é a toa que nos envolvemos em filas de espera por aí, ou então somos forçados a matar tempo até chegar ao dia daquela festa, ou o dia do nosso aniversário, ou até mesmo o horário de sair de casa para ir à faculdade. E eu não sei esperar. Nunca soube, na verdade, e sofro com isso todos os dias em que me deparo com situações em que eu estou perto de conseguir tudo que desejo, e apenas o que me separa e cria distância entre meus dedos e meus sonhos é o maldito tempo. E assim como eu preciso das pessoas para me acalmar, todos repetem a mesma coisa para mim: "Não sofra por antecipação". Quando eu ainda morava no meu primeiro lar, minha mãe já repetia que "paciência é uma virtude" e "coisas boas vem para aqueles que sabem esperar". O irônico disso tudo é que, a essa altura da minha vida, eu já deveria ser um expert em esperar pelas coisas que quero. Mas acho que a graça da vida está em sempre descobrirmos que estamos errados, porque aquele momento fatídico em que nos distraímos para olhar para o lado ou para pensar em qualquer outra coisa aleatória no nosso mundo, aquele é o momento em que as coisas chegam de repente e nos pegam de surpresa. E aí ficamos com cara de bestas, sem saber como lidar com aquilo que tanto queríamos, e que tanto achávamos que estávamos prontos para receber. Ou é só comigo?

E justamente quando me peguei em um desses momentos, matando tempo para chegar à algum lugar e fazer qualquer outra coisa que me tirasse do tédio, eu comecei a pensar em como a vida faz sentido por nos deixar esperando. O que aconteceria se conseguíssemos tudo que queremos na hora em que queremos? Tudo bem que somos humanos e estamos fadados à insatisfação eterna; sempre haverá algo a mais para nos atrair, especialmente as coisas que não conseguimos depois de tentar uma vez ou duas – ou vinte. Mas se a vida nos trouxesse tudo hoje, o que sobraria para o amanhã? O que aconteceria com os nossos sonhos? Cairíamos em um novo desespero, com certeza; o desespero de encontrar tudo aquilo que procurávamos, de chegar aos lugares com os quais sonhávamos e... E é isso. Nossa vez de ter tudo finalmente chegaria, e o que sobraria para alimentar nossas almas? Nossas noites de sono seriam perdidamente tenebrosas, pois viraríamos de um lado para o outro na cama rezando em silêncio para perdermos alguma coisa, só para ter a emoção de correr atrás para recuperá-la novamente. Este é o segredo da vida, eu acho: lutar contra a frustração com toda a paciência que tivermos, enquanto a fila de espera para chegar à felicidade não anda. E as pessoas sempre me dizem isso, mas eu costumo estar ocupado em paranóia com minha ansiedade louca, que insiste em me fazer olhar com esperança para todos os lados só para ter certeza de que o amor não passará por mim sem me ver.

Mas é, Igor, as coisas demoram e não há nada que se possa fazer. Agora olhe em volta para tudo que conquistou e reflita: estava esperando por tudo isso, ou foram coisas que aconteceram enquanto você estava distraído com outras vontades? Então aquele seu sonho mais impossível ainda não se realizou... Que bom! Quanto mais estamos perdidos, mais temos a encontrar no futuro. Porque a graça da vida é a procura, a espera, o momento que precede a felicidade. É isso que mexe com as nossas almas e nos tira da cama de manhã. Quem diria? Eu estou me divertindo, e nem sei disso. Infelizmente eu descobri isso tarde demais, porque esse momento maravilhoso passou enquanto eu estava ocupado questionando o futuro. Porque coisas a gente compra, vende, aluga e empresta, mas tempo... Tempo que se foi, não volta. Quando seu final feliz chegar, tenho certeza que você estará mais preocupado com as partes do meio da história que você pulou e não prestou atenção. Que isso me sirva de lição; pare de olhar para trás e preste atenção ao que está por vir, antes que a fila ande e você não perceba, de novo.

Ao som de: I Still Haven't Found What I'm Looking for – U2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento