Pular para o conteúdo principal

Especialmente amanhã

2011 não foi tudo que eu esperava que fosse. Pelo contrário, aconteceu muita coisa que eu não esperava. Muita coisa que eu acho que não estava preparado para enfrentar. Muita coisa que eu não pude prever nem mesmo quando eu sentia que algo estava errado. Foi o ano em que eu vi muitos dos meus planos se desfazerem enquanto a vida se ocupava de mudar meu rumo e me redirecionar para outras oportunidades, outros lugares, e a encontro de outras pessoas. Muita coisa mudou em 2011; algumas pra bem, outras nem tanto. Descobri novos lugares, novos horizontes, novos limites, mas sem me esquecer do lugar que eu pertenço. Conheci pessoas novas, enquanto vi as amizades antigas se confirmarem através do tempo enquanto os coleguismos de momento passaram e deixaram mágoas suficientes para me lembrar de não me iludir tão facilmente com alguns olhares e sorrisos. 2011 foi o ano em que eu aprendi a sorrir e a dizer olá para o novo, mas também foi o ano em que eu sofri muito até que finalmente percebi o quanto às vezes é preciso abrir mão e dizer adeus, por mais dolorido que seja e por mais impossível que pareça.

Eu mudei em 2011, mais do que eu podia imaginar. Meus olhos viram muita beleza, mas também muita desgraça, e meu coração - por mais teimoso que seja - infelizmente perdeu um pouco do esplendor. Mas eu vou voltar a acreditar - eu sempre volto. Talvez demore um pouco, quem sabe até outra pessoa especial aparecer, mas por enquanto eu sei que eu vou superar tudo que me decepciona hoje, mesmo que eu continue dormindo sozinho por mais um tempo. Eu aprendi muito sobre mim mesmo com as pessoas ao meu redor, ao mesmo tempo em que vi um pouco mais sobre elas através dos pequenos gestos que realizaram ao longo dos quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos que passamos juntos. Eu aprendi que todos nós falamos muita coisa sem pensar, mas que a verdade sobre aquilo que a gente é aparece mesmo nos nossos feitos. Nas pequenas ações de cuidado que temos com nós mesmos, e nas maneiras em que demonstramos para algumas pessoas a falta que elas nos fazem. Existem até algumas pessoas que fazem tanta falta que chega a fazer muito mal para o nosso orgulho, e decidimos nos colocar em primeiro lugar do que admitir isso em voz alta. E depois de um tempo, a gente aprende que isso era a coisa certa a se fazer mesmo.

2011 doeu. 2011 acabou comigo inúmeras vezes, mas eu sempre consegui me recuperar e voltar ao equilíbrio sensível com o qual eu me acostumei a levar a minha vida. Eu aprendi que ser legal é diferente de ser bom, e que às vezes as pessoas não serão boas com a gente também apesar disso. Na verdade, muito do que eu aprendi esse ano doeu e eu acho que isso é bom. Sem dor a gente não cresce, não amadurece, não evolui. Tomara que eu continue quebrando a cara ano que vem, porque eu sei que ainda tenho muito a aprender. Eu também magoei muita gente, e no fundo ainda não consigo entender bem como consegui ser perdoado. Talvez o segredo seja não se preocupar com os motivos das pessoas, e sim apenas saber como ser grato a elas por isso.

2011 vai embora, mas vai me deixar muitas lembranças. Foi o ano em que eu cheguei mais perto de descobrir o que é amor, mas pelo visto não estava na hora ainda. Foi o ano em que eu redescobri o que é um lar, e passei muito tempo até finalmente conseguir transformar a bagunça da minha vida em algo mais apropriado para receber visitas. Foi o ano em que eu menos chorei, por ter sentido uma dor mais profunda do que eu já havia conhecido. Foi o ano de poucos arrependimentos e por isso eu sou mais feliz hoje, mesmo que tenham lembranças das quais eu não faça muita questão de lembrar. 2011 deu muitas voltas e tudo mudou, quase tanto quanto eu. Eu não estou no mesmo lugar, mas ainda continuo um pouco o mesmo de antes. Talvez um pouco mais maduro e bem mais realista, mas são coisas que vem com o tempo mesmo e não há nada que a gente possa fazer a não ser aprender com isso e ser feliz como consequência. É, 2011 definitivamente não foi o ano que eu queria; foi melhor. 2011 foi o ano que eu precisava, e eu só espero que em 2012 tudo isso não só se repita como também se multiplique, porque eu ainda tenho um longo caminho a seguir.

No Ano Novo as pessoas tem essa mania de refletir sobre o passado e sorrir por tudo que passou. Também é a época em que olhamos adiante e imaginamos sobre como será o futuro, e é por isso que eu gosto tanto desse dia. Especialmente amanhã.

***

Trilha sonora de Dezembro (2011)

01. Seasons of LoveRent

02. Groove is in the Heart – Deee-Lite

03. I Was Here – Beyoncé

04. Walk Away – Franz Ferdinand

05. Tango: MaureenRent

06. I Can't Go for That / You Make My Dreams – Glee

07. Life's a Happy Song – The Muppets

08. We Are Young – Glee

09. You Give Me Something – James Morrison

10. Don't You Remember – Adele

11. If You Don't Wanna Love Me – James Morrison

12. Rainbow Connection – The Muppets

13. Man in the Mirror – Michael Jackson

14. Survivor / I Will Survive – Glee

15. Big, Blonde and Beautiful – Hairspray

16. All I Want for Christmas is You – Mariah Carey

17. Give Me Everything – Pitbull feat. Ne-Yo, Afrojack, Nayer

18. (You're) Timeless to Me – Hairspray

19. You Can't Always Get What You Want – The Rolling Stones

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento