Pular para o conteúdo principal

Igor permanente

Minha vida é engraçada. Na verdade, eu não sei se é só a minha vida que é cheia dessas ironias, diálogos inesperados, momentos definitivos que fogem dos lugares-comuns que assistimos nos filmes, pessoas incríveis capazes de esgotar a minha paciência e reacender minhas esperanças num piscar de olhos... Talvez não seja só comigo, eu espero que não. Enfim, de todo modo, o que posso dizer com certeza é que a minha vida é engraçada e eu agradeço por isso, mas o crédito vai mesmo para o tempo e as pessoas que não me deixam desistir dia após dia, que sentam comigo na sacada de casa para tererés, cappuccinos e lamúrias existenciais, ou que conversam comigo durante as horas mais impróprias, como durante a aula ou através de mensagens de texto enquanto estou trabalhando ou solto aleatoriamente pelas ruas e os sinaleiros de Cascavel...
Quando eu digo que minha vida é engraçada, é porque até mesmo depois do dia mais cansativo do mundo, de toda a pressão, dos prazos, dos compromissos, das tarefas, da louça suja, da casa desarrumada, da roupa pra passar, da barba pra fazer, da cama pra arrumar, do TCC pra escrever, da apresentação em PowerPoint pra editar e das conversas no Facebook para colocar em dia, eu ainda consigo perceber exatamente o quanto eu sou feliz por tudo isso. Desde os infortúnios até os superfulos, a vida não seria a mesma sem eles. E o tempo, claro, que tem sido sempre exemplar em sua arte de provar que sabe melhor do que a gente, o que é melhor pra gente. E que tudo tem a sua hora e lugar, e que se você aguentar tudo isso por mais um dia, você pode ver aquele sonho empoeirado que deixou esquecido no fundo da sua mente subitamente ganhar vida, e te fazer perceber porque ela não poderia ter aparecido antes... Não era ela, nem a roupa pra passar que acumulou desde a semana passada, nem o TCC que você finge que não precisa escrever, nem nada... Era eu quem simplesmente não estava pronto.
Não que eu esteja pronto para ser feliz para sempre agora, nem nunca por sinal. Mas eu gosto de pensar que hoje, aqui e agora, eu consigo lidar com o árduo desafio de me permitir ser feliz, sem me preocupar muito com o que pode acontecer amanhã. Quem é você e o que aconteceu com o Igor? Nada aconteceu... Talvez o Igor temporário, aquele que se perdia em neuroses e questionamentos infames, simplesmente cresceu com o tempo, parou com as ladainhas e começou a escutar mais as pessoas que sempre desejaram o seu bem, e aprendeu com isso... Senhoras e senhores; conheçam o Igor permanente. Muito prazer.
É incrível o quanto a vida – a minha vida, pelo menos – tem essa mania de altos e baixos, tudo ou nada, grandes e pequenos momentos decisivos, que fazem toda a diferença e sem os quais eu não seria capaz de ser quem eu sou hoje – que, diga-se de passagem, eu gosto de pensar que é uma pessoa bem incrível também. E eu devo isso, tudo isso, ao tempo e às minhas pessoas – todas as pessoas que já encontrei, conheci, comovi, emocionei ou até mesmo esbarrei por aí. Foram vocês e o tempo que passamos juntos, e o tempo que passei sozinho depois tentando decifrar o que todas essas coisas que nós dissemos enquanto filosofávamos sobre nada, mas sempre tentando querer dizer tudo, realmente significavam. Foi com vocês que eu consegui as coisas mais importantes da minha vida hoje: minha casa, minha família adotiva que construí para sobreviver em Cascavel (que eu, solenemente, chamo de amigos), minha sacada, minha saúde, o otimismo e a perseverança que eu pensei que havia perdido para sempre, minhas músicas, e até mesmo o amor que eu sempre quis e que – quem diria – realmente existia. E P.S. Ela é linda.
Então, esse sou eu. Alguns anos percorrendo esse caminho torto e incerto, mas que de algum modo faz sentido e que eu não trocaria nenhuma curva feita por nada. Foi o meu jeito que me trouxe até aqui, e é ele que vai garantir a minha felicidade permanente também. É... Minha vida é engraçada. Espero que a sua também seja.

***

Trilha sonora de Abril (2013)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento