Pular para o conteúdo principal

Nós encontramos amor

            Eu me lembro como se fosse ontem. Era uma sensação que jamais me abandonava porque de tanto senti-la, já era familiar demais para ser considerada como mero devaneio. Acontecia quando eu me pegava olhando para o horizonte, ou quando começava a sentir aquele algo a mais por alguém, ou quando eu estava simplesmente distraído em uma multidão sem dar atenção ao que estavam me dizendo. E ao mesmo tempo em que eu a sentia a esperança, imaginava o sonho e me lembrava do olhar daquela mulher cuja qual eu estava desesperado para me tornar a razão do seu afeto, a desesperança também me acompanhava.
            Eu sempre achei incrível o quanto as pessoas mais desesperançosas pareciam as mais merecedoras do amor. Isso porque eu sempre imaginei o vazio em seus olhos como resultado de um círculo vicioso: como se aquele olhar tivesse se prendido à alguém um dia, alguém que não a queria ao seu lado e a empurrou para longe, fazendo-a derrubar todos os seus sonhos no chão só para vê-los se espatifarem no asfalto da onde jamais seriam recolhidos de novo. Era isso que o olhar das pessoas amarguradas representava pra mim, e por muitos anos esse foi o meu maior medo. Me encarar no espelho um dia e me deparar com a ausência do meu otimismo, o brilho da minha esperança, a razão do meu afeto.
            E eu estava quase ao ponto de desistir, de realmente acreditar que não existem razões para acreditar, quando ela apareceu. Da desesperança, do cansaço e dos fantasmas que tomaram o lugar das minhas fantasias, o amor surgiu. E o que parecia ser só o refrão de uma música agora estava diante dos meus olhos falando comigo, rindo comigo, amando comigo. Nós encontramos amor em um lugar sem esperanças, ou então um mero ponto de encontro entre dois portos abandonados: o meu coração e o seu.
            E por um tempo nós fomos felizes. Com as nossas conversas sem sentido, músicas deprimentes que nos faziam feliz, caminhadas sem rumo pela cidade e beijos que trocávamos que jamais queríamos que terminassem. Mas os beijos terminaram e confesso que a culpa foi minha. Eu sinto muito, mas eu não estou acostumado a ser feliz. Quer dizer, eu tinha momentos de esperança e glória antes de te conhecer, mas a verdade é que eu não estava acostumado a ser feliz com outra pessoa. E a outra verdade, ainda mais dolorosa e preocupante, é que eu não sei se um dia eu realmente vou me acostumar, mesmo que alguém tente encontrar amor em mim de novo.
            Eu tenho medo de ficar sozinho. Só que entenda; não é medo que você sente por andar em uma estrada escura no fim do dia para chegar à sua casa, ou o medo de que nenhum dos seus amigos esteja disponível para te fazer companhia em um fim de semana. Não. Eu também me lembro como se fosse ontem da maior discrepância, incoerência e contradição que me tornou quem eu sou; da necessidade incansável de querer alguém para amar, e ao mesmo tempo a frustrante conformidade de que eu jamais encontraria.
            Não é fácil encontrar alguém para amar. Para variar os seus dias, te dar forças para continuar quando o mundo te contrariar, e te fazer passar raiva e ao mesmo tempo alegria pelo simples fato de que ela ainda está ali, completamente aberta e disposta a amar você também mesmo com todos os seus defeitos, imperfeições e manias de regular as cobertas e não jogar a caixa de leite fora da geladeira depois que ele acaba. E assim como o fenômeno inexplicável do otimismo que nasce em mim, fruto da minha descrença de que eu encontrarei o amor de novo, outra incoerência arrebatadora me atingiu enquanto eu andava pelas ruas da cidade tentando não me perder ou tropeçar na felicidade alheia. Mesmo com o olhar esvaziado, até eu consegui enxergar que o amor estava em toda parte. Convenhamos que não é fácil encontrar alguém para amar, mas algum de nós tem total certeza do que está procurando? Ou não estamos todos à deriva do destino, apenas tentando sobreviver enquanto alguém não se dispõe a nos salvar e nos acolher em sua casa, sua cama e seu coração?
            Nós aplicamos tantas regras, condições e restrições para o amor até que o campo de pesquisa limite-se ao extremo e comprove os nossos medos. De que não há ninguém para nós lá fora. De que ninguém além das nossas mães pensa em nós antes de dormir. De que há algo muito errado conosco que nos impede de compartilhar nossas faíscas de felicidades com alguém. Não... Até um desiludido cansado, gordo e perdido como eu te dirá que o amor está em toda parte e só depende de você deixá-lo entrar. O segredo não é abrir mão de toda a esperança, mas de parar de esperar que tudo será do jeito que você pensou que ia ser. Porque você não é perfeito e adivinhe só: ela também não será. Mas vocês podem tentar ser felizes mesmo assim. Não se acostume com o que não te faz feliz, mas também não se conforme com ficar sozinho.
            Anos atrás eu tive a sensação assustadora de que jamais encontraria alguém. E depois de tê-la encontrado, de errar miseravelmente com ela e de pedir educadamente que ela se retirasse da minha casa porque eu não estava pronto para dividir meus rascunhos de vida com ela, aqui estou de novo. De volta ao lugar-comum da solidão, da segurança do eu e somente eu, e dos choros comedidos e tradicionais da desesperança. E se tem uma coisa que eu aprendi depois de todos esses anos, é que logo encontrarei o amor neste lugar sem esperanças de novo.

            Pelo menos é isso que eu espero...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento