Pular para o conteúdo principal

A bandeira branca


   Dentre todos os meus deploráveis instintos de sobrevivência, talvez o pior deles seja o de competição interna que eu sinto que tenho com todo e qualquer outro ser humano ao meu redor. Desde a pessoa lerda que caminha despreocupadamente na minha frente na calçada, até aquele amigo com uma vida aparentemente mais incrível, rica e bem sucedida do que a minha, com quem eu mantenho uma rivalidade latente da qual ele nem desconfia. Ele nem imagina, mas a cada conquista que ele inocentemente me conta, eu mentalmente já inicio a arquitetura de mais alguma estratégia para superá-lo com algum outro feito, só para mostrar o quanto não só eu também ando muito bem, mas bem melhor que ele. Obviamente não é algo saudável, mas eu ainda acho que há algo de valor em admitir que existem partes deploráveis de mim que sinceramente existem. Sociedades à parte, talvez as pessoas fossem mais livres, felizes e despreocupadas mesmo enquanto estavam passando os dias comendo, dançando e correndo peladas por aí no meio de um matagal sem concretos e impostos. Mas, pelo bem ou pelo mal, a civilização está ai para nos acrescentar bem como nos diminui, e ou você atravessa a rua na faixa quando o sinal te permitir, ou é atropelado pelo que a maioria votou ser a regra moral vigente a ser seguida. Ou um carro; o que por ventura furar o sinal primeiro.
   Mas eu tenho competições internas secretas com algumas pessoas, o que me coloca constantemente em comparação com a felicidade alheia – e, como era de se esperar, as chances parecem nunca estar ao meu favor. Não é como se as vidas das pessoas pudessem ser medidas e avaliadas por algum placar; como se a cada vitória sua, automaticamente alguém é passado para trás. Isto é, exceto por alguns detalhes primordiais como o capitalismo e, por que não?, a procura pela felicidade. Porque por mais socialmente maduro e evoluído que alguém se considere, não há como negar que a queda ou o débito de uma pessoa que a gente não gosta nos causa uma alegria injustificavelmente grande, apesar de parecer algo grotescamente inaceitável. Adjetivos à parte, eu ainda me considero um discípulo da autenticidade – por mais bizarra e torta que ela se apresente. A gente é o que a gente é, com qualidades, defeitos, e hábitos horrendos aos quais nós só nos entregamos de madrugada, depois de um dia cheio e cansativo, quando temos certeza de que a porta está trancada e ninguém está nos vendo. E também não precisa ser algo tão apocalíptico; basta aquele julgamento interno que a gente sente ao ver a foto escrota que alguém postou no Facebook que nos faz pensar, “Fulano não tinha nenhum amigo por perto pra avisar ele pra não fazer isso?”. Se isso é o resultado de alguma seleção natural, influência do meio, ou herança bio-psico-social dos nossos ancestrais cro-magnon, eu não sei. Mas a gente é o que a gente é, com todo o bom e o ruim que nos constitui, o conforto de nos sentirmos acolhidos por amigos e família, e o prazer de julgar e superar aqueles que ocasionalmente perdem a chance de fazer parte da curva da normalidade.
   Lidando então com o fato de que somos seres questionáveis com comportamentos incoerentes, eis que nasce um problema: se estamos competindo algo com alguém, corremos o risco de chegar em segundo lugar. Se tentamos ganhar a todo custo, e ultrapassar todos que estão em nossa frente, até mesmo quando sabemos que a vida não é uma corrida, às vezes a linha de chegada pode não ser cruzada por nós. E pior do que admitir que estávamos competindo por algo que não era preciso, é aceitar que perdemos. Eu não sei admitir derrota, e talvez por isso insista em tantas frases prontas e textos batidos sobre otimismo, esperança, o amor e o amanhã. É a minha maneira de pegar impulso antes de continuar correndo. A minha manipulação da curva da normalidade, para evitar que eu seja arremessado para fora do gráfico. Eu não aprendi a desistir, não sei ceder, e não consigo abrir mão de certas causas que estavam perdidas desde o início. Metáforas, filosofias e abstrações à parte, eu estou falando sim da vida, e de trabalho, e de amor, e – por que não? – do amanhã.
   Mas para qualquer pessoa cuja vida é uma competição imaginária constante, chega a hora em que é preciso parar de correr. Até porque, ninguém consegue manter o fôlego por muito tempo. O corpo cansa, a cabeça esquenta, o coração não aguenta mais bombear sangue, e por mais que você seja contra querer parecer fraco e cansado, a linha de chegada aparece. Talvez não seja a linha de chegada com a qual você tanto sonhou, e não consigo deixar de ter essa sensação a cada aniversário que passa - eu não deveria ter chego mais adianta na vida a essa altura? Com quem estamos competindo, afinal? Com os outros, ou com quem gostaríamos de ser e não conseguimos?
   Tudo tem um limite, inclusive essa vida insensata, irracional e incoerente que eu levo. Pode não ser muito saudável, ou particularmente boa, mas é minha e é a única que eu vou ter. Sou livre para fazer dela o que eu quiser, mas não consigo deixar de querer que ela seja melhor que a sua. Tem dias que ela parece ser, outros dias nem tanto. Não é algo que me dê orgulho, mas é algo que me faz sentir autêntico por admitir. Infelizmente, não posso dizer o mesmo sobre aceitar que o fim tem um fim, que a linha de chegada nem sempre será como eu imaginei, que eu não sou nem serei capaz de tudo que eu imagino, e que às vezes a melhor maneira de encerrar uma competição sem sentido é admitindo uma verdadeira derrota. Não com o mundo nem com ninguém, mas com a pessoa que eu simplesmente não conseguirei ser, e com a vida que eu jamais terei, porque está fora do meu alcance. A gente é quem a gente é. E eu deveria perder menos tempo em querer o que não pode ser meu, para ganhar mais com o que eu tenho.
   Eu desisto. E pela primeira vez, essas palavras não soam tão ruins. Não significa que eu perdi alguma coisa, porque até onde consigo me lembrar, essas pessoas ao meu redor tinham mais o que fazer do que competir comigo por algum título infame em um pódio qualquer. Isso pode parecer sem sentido para você, mas convenhamos que não seria a primeira vez. Eu só estou aqui levantando uma bandeira branca. Porque eu não aguento mais competir pelo primeiro lugar com ninguém, e ainda assim sempre sentir que acabei em segundo.

   Admitindo uma dificuldade, aceitando uma derrota, enfrentando o fim. Um dia de cada vez, com tudo de bom e ruim que aparecer, até o amanhã. Metáforas à parte, eu já tive desabafos piores. Mas aí sou só eu caindo em velhos hábitos de competição de novo.

Comentários

  1. Vejo muito de você em mim. E neste texto não foi diferente. Me sinto tão cansado de querer ser melhor do que realmente sou, de competir internamente com meus amigos e ainda assim continuar nessa mesma realidade que desprezo..
    Enfim, sempre visito seu site e esse texto me havia passado despercebido. Parabéns pela autenticidade e por admitir algo tão pessoal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento