Pular para o conteúdo principal

O fim do começo


   A cada dia que passa, eu me surpreendo mais com as novas fronteiras que o meu egocentrismo atinge. Toda vez que eu penso que já cheguei longe demais com as minhas irracionalidades, algumas conversas com meus amigos despertam em mim uma força que me leva bem mais além das conformidades. Mas eu estou me antecipando; tudo começou quando eu ainda estava de férias em Londrina, passeando pela cidade com um dos meus amigos que, assim como eu, está relativamente desemprego e incorrigivelmente atraído a tirar proveito do ócio criativo que dominam os nossos dias.

- E aí, para onde vamos?
- Cara, ainda é cedo para achar algum bar aberto...
- Mas não precisa ser um bar bar, sabe? Estou de férias: qualquer coisa vale. Praça de alimentação de shopping, posto de gasolina, lago municipal...
- Melhor evitarmos o lago por enquanto. Lembra do que aconteceu da última vez, não é?
- Não é minha culpa. Como é que eu ia saber que aquelas latinhas que eu joguei no lago iam boiar invés de afundar? Isso é pra gente aprender: cerveja boa afunda, cerveja boa boia. Igual...
- Ok, entendi! Tive uma ideia; podemos ir na casa de um amigo meu. Acho que você vai gostar dele.
- Por que as pessoas dizem isso? Eu não gosto de ninguém.
- Mas dele você vai gostar, ele tem umas ideias parecidas com as suas...
- Sério?
- Bom, na verdade, não. Igual você não tem outro. Só você é assim.
- Vou considerar isso como um elogio, ok?
- Então, cara, não tem mais nenhum lugar aberto. Ele mora em um daqueles condomínios fechados. Bem legal lá...
- Sei não, cara. Sempre me sinto mal nesses lugares. Não por estar lá, mas por sair de lá e voltar pra minha casa depois...
- Eu falei que lá tem um bar particular para os moradores e visitantes?
- Acelera!
...
- Cara, como você aguenta isso?
- Isso o que?
- Isso que eu faço. Eu, dizendo que não gosto de ninguém. Indisposto a fazer amigos novos. Alucinado para achar um bar aberto no meio da tarde de uma quinta-feira...
- Olha, cara, estou falando sério; nunca conheci outra pessoa igual você. Mas isso é bom! Não é a toa que somos amigos há tanto tempo, por mais que você more longe. Quando você vem pra cá, é como se nada tivesse mudado. O pessoal daqui também não é lá aquelas coisas. Tem muita gente trash. Que não dá pra confiar. Agora você é como um irmão, já te falei isso. Confio até pra ir junto jogar cerveja no lago!
- Hum...
- O que?
- Pensei numa coisa.
- O que?
- Eu não me imagino morrendo.
- Que?!
- Morrendo, sabe. Acabando. Sumindo. Não me vejo envelhecendo também. Me imagino assim, fazendo merda, falando besteira, pensando idiotices, com 22 anos, para sempre...
- Mas ninguém se imagina morrendo...
- Tá, tudo bem. Mas todo mundo tem uma noção de que vai acabar. Que tudo acaba, inclusive a gente. Eu não consigo. É muita prepotência da minha parte?
- Bom, vindo de você, nada mais me surpreende. Mas acho que isso é bom, sabe. Carpe diem.
- É. Carpe diem...
...
   Algum tempo depois, eu estava na sacada com a Joyce, conversando sobre aquelas coisas de sempre (vida, morte, relacionamentos, faculdade, “por que a gente é assim?!”, fim dos tempos e tudo mais), quando acabamos chegando no “carpe diem” também.

- Esses dias eu estava assistindo um vídeo de um filósofo que criticava bastante aquele negócio de “carpe diem”, sabe?
- Por que criticava?
- Porque esse “carpe diem” passa uma mensagem muito distorcida: aproveite o dia, aproveite o hoje. Faça tudo agora, como se não houvesse amanhã. Parece apressado, impensado, inconsequente...
- Então, o certo seria: “aproveite o hoje, mas nem tanto”?
- Mais ou menos. O cara também falou sobre epitáfios. Sabe, aquelas frases de túmulos? Dizia: “Não deixe a sua vida ficar para o epitáfio”. Pensando bem, isso parece um pouco contraditório.
- Não é contraditório; é uma questão de equilíbrio. Sobre viver entre o “carpe diem” e o epitáfio. Aproveite o dia, mas deixe algo para amanhã. Só não deixe tudo para amanhã...
- É. Faz mais sentido...
- É...
...
   Eu queria ter uma vida mais equilibrada. Entre o “carpe diem” e o epitáfio. Entre o aqui e agora, e o “para sempre”. E aí eu percebi o quanto eu, não satisfeito em me sentir sem limites, também penso demais no fim das coisas. Penso que tudo vai acabar, e mais vezes do que poderia, acabo não começando nada. Como relacionamentos com alguém que parece não ter nada a ver comigo, ou projetos de escrever um livro cuja primeira linha me falta completamente, ou lugares que estão longe demais da minha familiaridade, e das minhas pessoas favoritas. É assim que eu me imagino sendo para sempre? Eternamente intermediário? Irracionalmente infinito? Focado tanto no fim que jamais dou brecha para o começo. O que é deveras irônico, já que quando a faculdade terminar, estarei oficialmente no meio da minha vida. A segunda idade, depois da primeira infância e a juventude fundamental, e antes da maturidade eventual e a velhice inevitável. Mas o que vou fazer com ela, eu ainda não sei.
   Eu não vou viver para sempre, por mais que goste de pensar o contrário. E apesar de reclamar, procrastinar e desperdiçar muito tempo, ainda me considero profundamente apaixonado pela minha vida e tudo que faz parte dela: as pessoas, os lugares, as músicas, as lembranças, os sonhos e as surpresas que ainda estão por vir. Mas enquanto o “para sempre” não chega, e as palavras certas para meu epitáfio ainda não me vem à mente, tudo que me resta é o “carpe diem”.

   Bom, “carpe diem” e a louça acumulada na pia.

Comentários

  1. O mais engraçado é que sempre achei que a ideia de uma vida equilibrada era supervalorizada. Mas talvez vc esteja certo mesmo... encontrar um meio termo pode ser fundamental.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento