Pular para o conteúdo principal

A próxima estação


   Se existe algo para ser lembrado depois que 2014 acabar, definitivamente será a verdade de que tudo sempre muda. Depois de perder um emprego, de vivenciar algumas dificuldades familiares, de aprender a abrir mão de amores imperfeitos e de aceitar a realidade de cada novo dia que nasce, eu finalmente percebi que a minha paixão por padrões, rotinas e portos-seguros talvez não tenha muito espaço para existir em um mundo onde o status quo parece ser cada vez mais temporário. Porque até mesmo nós somos temporários, e irremediavelmente encarregados de tornar o tempo que temos por aqui em algo significativo. E para cada momento que deixamos passar em branco, é uma oportunidade que se vai e não volta. Talvez seja daí que venha a minha necessidade constante de me colocar em frente a uma folha em branco do Word para dissertar sobre a minha vida. Pode não ser uma vida perfeita, ou particularmente organizada, ou até mesmo das mais acolhedoras, mas definitivamente é algo pelo qual eu sinto que vale a pena se viver a cada dia e para se inspirar a escrever em algumas noites.
   Eu ainda me lembro de como tive as minhas primeiras impressões sobre o tempo. Eu me lembro de ter uns 9 ou 10 anos e de estar na missa com a minha família em um Domingo de manhã, e de me sentir inegavelmente descontente por estar lá. Porque eu não era uma criança das mais inocentes, tampouco era sutil em minhas manifestações de manha – algo que, olhando em retrospectiva, já dizia muito sobre o meu futuro caráter e minha insaciável vontade de fazer comentários sarcásticos nos momentos mais impróprios. Enfim, eu me lembro de estar com a minha família – meu pai, minha tia, meus primos e afins – e de como já não me era mais tão surpreendente fazer parte de um clã tão grande que chegava a ocupar um banco inteiro da igreja. E me lembro de resmungar, ironizar, comentar e reclamar durante quase todos os rituais, apesar dos protestos do meu pai para que eu ficasse quieto e, ironicamente, recebesse a minha benção em paz. Foi aí que a minha tia se aproximou de mim e comentou algo que mudou a minha percepção sobre não só todos aqueles rituais, mas sobre a vida:

- Olha, eu sei que você quer voltar para casa, para que a gente sente e almoce todos juntos. Mas está vendo esse panfletinho que você recebeu quando entramos na igreja? É um pequeno roteiro das orações; aqui diz tudo o que o padre vai ler para que a gente possa acompanhar. Sabia que a missa passa mais rápido quando você participa dela?

   Foi naquele dia em que eu comecei a aprender sobre a importância de um roteiro para a vida. Que os dias poderiam ser mais prazerosos se eu realmente fizesse algo com eles. E que o tempo passa mais rápido quando se deixa de prestar atenção no relógio da parede, para se concentrar no que está acontecendo ao seu redor e participar da vida. Parecia muita filosofia para um garoto de 9 ou 10 anos imaginar, mas assim como a minha inquietude pelo tempo, eu sempre fui atraído por lições de vida aonde quer que eu pudesse encontrá-las. Vide o meu fraco por metáforas, sociologia e ócio criativo.

***

   Alguns anos depois, eu me lembro de estar imóvel em uma fila de banco após ter sido instruído pela minha mãe de que, se eu pagasse aqueles boletos naquele dia, eu poderia usar o troco para comprar doces (Nota do autor: eu sempre me surpreendo ao escrever sobre minha infância, ao perceber o quanto eu já era tão eu desde pequeno, dotado de metáforas, senso de humor e ambição gastronômica). Me lembro de estar há algo entre quarenta minutos e/ou dois dias naquela fila, enquanto avistava sete guichês de caixas no banco onde apenas dois estavam funcionando, e um deles era preferencial para idosos, gestantes e outras castas sociais que não podiam deixar de exibir um sorrisinho disfarçado ao passar direto pela multidão de meros mortais enfileirados para serem atendidos primeiro. Me lembro também de que a bateria do meu mp4 tinha acabado e não restava nada para fazer a não ser aceitar ser massacrado pelo tempo infinito de espera – isso enquanto questionava minhas decisões de vida ao ter renunciado assistir meus desenhos para passar a eternidade naquela fila em troca de balas. E foi aí que eu ouvi alguém atrás de mim tão condenado àquele tédio existencial quanto eu comentar algo enquanto tentava se distrair com o joguinho da cobrinha no seu Nokia 3140:

- Ainda bem que isso aqui não vai durar pra sempre...

   Quanto mais eu penso sobre as coisas que marcaram a minha infância, mais eu me pego descobrindo o quanto eu sempre estive um pouco à frente do meu tempo – e o quanto eu invariavelmente já sofria por isso. Quando ouvi aquele comentário, imediatamente me senti aliviado. Aquela fila não iria durar para sempre, aquela espera iria acabar, e eu logo estaria de volta em casa. E por um milésimo de segundo eu me senti muito bem, até que meu pessimismo pré-adolescente me trouxe de volta ao fardo de estar vivo: as coisas ruins não duram para sempre, mas as boas também não. E ao começar a imaginar coisas terríveis como ter que me despedir dos meus pais um dia, nem percebi quando chegou a minha vez de ser atendido.

***

   Eu sempre fiz questão de dar um tom especial ao meu tempo e à minha vida. Um tom mais carismático, descontraído, leve, para que as coisas ruins não parecessem tão destrutivas e para que as boas parecessem ainda mais especiais. Foi assim que eu cresci, desde os meus anos de tédio em missas intermináveis e a pré-adolescência enfadonha em filas de banco, até chegar ao ápice fenomenológico-existencial da minha contemporaneidade preguiçosa. E acho que é por isso que eu prezo tanto por rotinas, planos e padrões; porque no fundo eu sei que é tudo passageiro, temporário, finito. E apesar de desperdiçar grande parte do meu tempo com reclamações infames, comentários sarcásticos desnecessários e sonhos distantes, eu realmente gosto da minha vida e de tudo que já passou por mim até aqui.

   Mas a verdade é que status quos são ilusões; o mundo está sempre girando, transitando, mudando. Apesar da confusão climática lá fora que parece sempre acabar em chuva na minha cabeça, este fim agridoce de inverno já está tomando forma de prelúdio à primavera. E quanto mais eu penso sobre mudanças, mais eu percebo que talvez seja esta a mensagem que eu devo levar de 2014. O ano em que eu consegui o meu primeiro estágio em psicologia fora da faculdade. O ano em que eu aprendi a ajudar o meu pai. O ano em que eu comecei a discernir quais relacionamentos valem a pena. E acima de tudo, o ano em que eu descobri que apesar de todas as minhas distrações com metáforas, comentários sarcásticos, surtos existenciais e instintos de procrastinação, eu tenho sido cada vez mais feliz com o passar das estações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento