Pular para o conteúdo principal

Como se nunca tivéssemos dito adeus

Eu não sei porque ainda me assusto. Sei exatamente como as coisas funcionam. Uma primeira conversa, um primeiro encontro... Um primeiro beijo. É o ciclo natural de qualquer história prestes a se desenrolar. A história de um cara ligeiramente paranoico e uma moça distinta e esperançosa que se unem na esperança de que, mesmo quando tudo já parecia perdido, algo poderia dar certo entre eles. Para eles. Por amor. Não é nada original. Mas ainda me assusta.

***

Eu não ando dormindo bem ultimamente. E por mais que eu gostaria de negar, mentir infelizmente não faz parte da minha personalidade. Principalmente em se tratando de mentir para mim mesmo. Eu não durmo porque passo noites em claro pensando nela. Houve um tempo em que eu costumava escrever me direcionando especialmente a você. Mas você não lerá isso. Não. Você foi embora. Aliás; ela foi embora. E desde então os dias nunca mais foram os mesmos. E as noites, agora, só servem para colocar ainda mais em evidência o vazio que ela deixou. Eu esperava que a escuridão ajudasse a torná-lo menos visível. Mas era à noite o momento em que nos reuníamos, depois de mais um dia longo e exaustivo, e nos apoiávamos novamente nos braços um do outro. Sussurrando levemente que tudo ficaria bem. Repetindo amorosamente o quanto sentimos a nossa falta.

Era de se esperar que os dias passassem mais lentamente, enquanto eu relembro nossos momentos juntos. Mas não. Eu sinto a sua falta dia após dia, semana após semana. E escuto sua voz chamando o meu nome meio a conversas intercaladas em corredores tumultuados. Uma atmosfera poluída e densa, cuja qual não concebe mais a sua participação. Você não está mais aqui. Pra falar a verdade, eu nem sei onde você está. Porque eu não a conheci.

Você é só um sonho. Mais um que eu abandonei pelo caminho. E sabe o que é mais engraçado? Eu também não sei para onde estou indo. Já faz tempo isso. Não é a toa que me prendo tanto aos lugares por onde passei e às experiências que acumulei. Uma vida inteira que poderia ter sido e não foi, reprisada eternamente no retrovisor de um veículo acelerado e sem rumo. É assim que eu vivo. Se puder chamar isso de vida. E eu não deveria me surpreender se me dissessem que atropelei algumas coisas e pessoas pela estrada afora. Com a minha ansiedade e meu desespero dominando o volante. Dirigindo desenfreados por aí, sem saber parar.

Quem sabe você passou por mim, e eu não soube dar o tempo necessário para reconhecê-la. Ou então; não soube esperar para que você mesma me enxergasse. É um drama inegável, que só aumenta com o passar das minhas descrenças. Mas eu nunca resisti a você. Quantas manhãs já passei, pensando enlouquecido em vê-la? E o tempo investido em construir um conto de fadas inatingível em minha mente, só para nós dois, quando ninguém estava prestando atenção? São coisas que guardo comigo há anos, só esperando pelo momento certo para torná-los realidade. O momento certo, a hora certa... A mulher certa...

Você?

***

Eu não quero viver sozinho. Tenho medo e sinto frio. E a verdade é bem menos literária e épica do que eu faço parecer quando me coloco a escrever sobre o que sinto. Na esperança de que as palavras desabafadas façam com que eu me sinta mais à vontade para continuar seguindo em frente. Resultado de promessas desfeitas, mentiras encobertas, olhares dissimulados e desencontros infames que eu tive que superar pelo meu próprio bem. Pra continuar sobrevivendo como o homem quebrado, dono de um coração partido, que é quem eu sou. Alguém que nunca tentei esconder, nem jamais poderei negar.

Eu só queria alguém para amar. Pra cuidar. Pra fazer companhia. Levar o café da manhã na cama em domingos preguiçosos, e inventar uma janta à luz de velas para dar ânimo ao crepúsculo de uma quarta-feira qualquer. Alguém que tivesse orgulho em dizer que está comigo, e que sorrisse despreocupada quando ouvisse dizer o quanto eu estava feliz por tê-la em meus braços.

E você teve tudo isso, meu amor. Não se lembra? Você disse que estava feliz! ...ou estava só sendo gentil?

E se você voltasse, ah, meu bem. Tudo poderia ser diferente. Poderia ser do jeito que você quisesse. Poderia ser maior e melhor do que tudo que eu já imaginei, se você nos desse mais uma chance. Minhas mãos tremem só de pensar em tê-la em meus braços novamente. O mundo deixaria de ser tão assustador, tão drástico, tão perdido. Com você eu estaria em casa, enfim. Lar doce lar, do jeito que construímos antes. Como se nunca tivéssemos dito adeus.

***

Antes que você me procure, saiba que eu estou bem. Tudo isso é um exagero, claro. Mas são sentimentos que nascem em nós quando estamos perdidamente apaixonados por alguém. Principalmente quando alguém não sente a mesma coisa por nós. Parece loucura, mas não é nada que ninguém já não tenha pensado nem sofrido antes por amor. É. Amor. Aquela palavra de quatro letras com um significado imenso, que pode ser a razão pela qual você levanta da cama de manhã, ou a inspiração para os seus sonhos à noite. Digam o que quiserem, mas ninguém irá me convencer de que todos nós estamos por aí à procura de alguém para amar. E isso aqui - este pequeno desabafo disforme e enlouquecido – é só uma amostra do que se passa na mente de quem sofre por um amor que nunca terá. Ou um amor que nunca teve, mas que não passou reto por você sem deixar um mundo de saudades para trás. Muito se fala sobre o amor hoje em dia – sobre como é fundamental, maravilhoso, lírico – mas pouco se fala sobre o que acontece quando ele não é reconhecido, ou recíproco, ou ignorado. E eu acho que em dias como hoje, nada mais justo do que dedicar algumas palavras para quem já passou noites em claro, com a luz do celular iluminando as suas lágrimas, esperando por uma resposta para a mensagem enviada de “Boa noite” que nunca chegou.

Para quem está sofrendo por amor, ou já sofreu e decidiu que nunca mais iria passar por isso, esse texto é para você. Continue vivendo, sonhando e amando como se nunca tivéssemos dito adeus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento