Pular para o conteúdo principal

O que amor tem a ver com isso?

Seis e quinze da manhã, toca o despertador. Levanto com os gatos chorando como se não fossem alimentados há meses, quando na verdade faz só algumas horas. Entro na área de serviço para abastecer o potinho e me deparo com sérias evidências de que eles deveriam entrar em uma greve forçada de fome: um dos filhotes passou mal. Muito mal. Pelo banheiro inteiro da área de serviço. No chão, nas paredes... E deixou pegadas disso até a sala. Como se eu fosse esquecer o que aconteceu. Seis e trinta e cinco. Banheiro limpo, definições de trauma atualizadas com sucesso, e a dúvida pairando sobre tomar banho ou café antes de trocar de roupa e correr atrás do primeiro ônibus que surgir, após eu perder o das 6h45. Há quem consiga ser otimista diante de todas as situações adversas possíveis que possam surgir pelo caminho. Eu não sou uma dessas pessoas. Mesmo sendo pessimista por natureza, simplesmente não havia como negar: meu dia seria uma merda.

***

Algum tempo depois, eu fiquei pensando nas variáveis equivalentes a uma zona na área de serviço, que têm acontecido ao longo de 2017. As brigas com os amigos, os problemas de família, os transtornos no trabalho... O amor que não encontrei. E que procurei, e procurei... Até continuar sozinho. Magoado. Frustrado. E agora, graças ao episódio tragicômico mais recente, na merda.

Quando dias assim acontecem, é fácil distribuir mau humor, sarcasmo, e culpa a todos ao seu redor. É assim que surgem as brigas entre amigos, os problemas de família, os transtornos no trabalho... Mas, e o amor? O que amor tem a ver com isso?

É a pergunta que carrego comigo há anos.

O que acontece é simples. Todo dia, às 6h15 da manhã, eu me levanto pensando que talvez hoje possa ser o dia. O dia em que eu finalmente a encontre. Talvez seja por uma amiga de uma amiga minha. Ou então, por uma conhecida de alguém próxima da família. Pode até mesmo acontecer com uma colega de trabalho. Eu não sei. Ainda é cedo pra dizer o que esse dia irá trazer. E eu confesso que, por muito tempo, me senti envergonhado por esse tipo de raciocínio. E sou assombrado por colegas próximos que insistem em me dizer que amor não se procura; “ele simplesmente acontece”.

Os mesmos colegas que, por acaso, já encontraram alguém. Não seja essa pessoa. Não grite conselhos sobre como vencer a maratona para quem ainda está correndo. Cada um tem sua velocidade. Cada pessoa é diferente.

Quanto a mim, já faz algum tempo que me conheço bem. Sou alguém à procura de amor. Amor ridículo, inconveniente, consumidor, do tipo um-não-vive-sem-o-outro. E mesmo quando os dias são bons, o fato de eu ainda não tê-la encontrado faz de tudo... Bom, uma merda. E é por isso que eu não preciso da metáfora materializada perante mim, espalhada por todo o meu banheiro, às 6h15 da manhã. A vida já é difícil o bastante.

Foi uma semana difícil. Em um ano muito complicado que já poderia ter acabado há uns três meses, se dependesse de mim. Foi corrida, atarefada, cansativa. Com horários a cumprir, compromissos a comparecer, provas a serem feitas, ônibus a serem pegos e, como se tudo isso já não bastasse, merdas a serem limpas.

***

Mas durante a maratona diária da vida, algumas coisas pelas quais passei pelo caminho me vieram à mente. Algumas coisas que, por acaso, incluí em um recente trabalho de faculdade – entre tantos que precisavam ser entregues essa semana. Fiz o que precisava ser feito, do jeito que precisava ser feito, e dediquei tanto amor àquelas palavras quanto pude, na falta de alguém que estivesse disposta a recebê-lo.

Passei dias escrevendo, enquanto minha família cuidava das tarefas de casa por mim. Passei horários de almoço no trabalho escrevendo, enquanto meus colegas entendiam o motivo pelo qual não pude sair para comer com eles. Passei noites escrevendo, enquanto meus amigos pediam ajuda para que pudessem escrever o deles também. E quando chegou o dia de escrever as considerações finais, salvar o arquivo e clicar em “imprimir” para enfim entregá-lo à avaliação, o dia começou daquele jeito: com merda para tudo quanto é lado. Definitivamente não parecia ser um bom sinal, mas o dia precisava continuar.

Antes que eu te conte o que aconteceu no fim, preciso confessar outra coisa. Viver em busca de amor não é mesmo saudável, nem aconselhável. Ele realmente acontece, simples e leve, ao longo dos pequenos detalhes do dia a dia. É o que acontece quando sua irmã mais nova comemora junto com você, quando consegue escrever as quatro páginas de fundamentação teórica que havia jurado pra si mesmo que escreveria naquele dia. É o que surge quanto seus colegas de trabalho tiram um momento entre as brincadeiras e todo o serviço que precisa ser feito, para te dizer que você escreve muito bem. E é o que existe quando seus amigos pedem sua ajuda para que também possam fazer um trabalho bem feito, porque confiam em você para ensiná-los.


E como se não fosse o bastante, amor é o que está envolvido quando você chega em casa e encontra isso:


Amor é o que acontece ao seu redor enquanto você está ocupado demais, distraído, alegando que ele não existe. Eu não sabia disso ainda, porque estava concentrado em higienizar aquele banheiro, mas descobri quando recebi uma mensagem da minha professora Elogiando meu trabalho e sugerindo que, se eu tivesse vontade, poderíamos adaptá-lo para um artigo. Meu primeiro artigo publicado.

Merdas acontecem. E fica difícil ás vezes enxergar o amor à sua volta. Mas ele está logo ali: nos seus amigos, no seu trabalho, na sua família, e no empenho que você coloca dia após dia para manter tudo em ordem. Aquelas pessoas tinham razão, mas erraram em um pequeno detalhe. Não adianta viver a vida à procura de amor, se você não sabe como enxergá-lo. E no maior dos clichês – tão clichê quanto filhotes que bagunçam a casa durante a noite – eu percebi, ao fim de uma semana difícil e de um ano muito complicado que ainda não acabou, que o amor esteve aqui comigo o tempo todo. Compartilhado com você aí que está lendo isso.

Faça um favor a nós dois, por gentileza. Leve-o adiante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento