As pessoas são complicadas. Começam por confundir proximidade com intimidade, e a partir dai o caos toma conta. Vamos do começo; eu existo, e você existe. Entre nós existe algo, uma relação, uma cumplicidade, um compromisso, não importa de qual tipo - chamamos isso de relacionamento. O que um relacionamento precisa para dar certo? Intimidade. Mas intimidade não surge quando duas pessoas passam os dias juntos, as noites juntos, e cada momento livre entre um e outro juntos. Intimidade vem do fundo de mim, do meu coração, que encontra conforto e confiança em você e vice-e-versa. E nem sempre as pessoas mais próximas, com as quais passamos a maior parte do tempo, necessariamente são nossos relacionamentos mais importantes. E como era de se esperar da vida, as coisas sempre podem ficar mais complicadas. Às vezes nossos relacionamentos mais significativos, são aqueles com as pessoas que estão mais distantes de nós.
A maioria das pessoas entendem a distância como algo ruim; porque as melhores pessoas estão sempre longe de nós? A verdade é que parte do nosso carinhos por essas pessoas veio através da distância, da falta que causaram em nosso dia a dia, da saudade que sentimos quando não estão presentes em nossos aniversários, ou nossos finais de semana, ou quando são os únicos que entenderiam os problemas pelos quais estamos passando. Algumas pessoas só se aproximam mesmo quando ficam distantes, enquanto nossos relacionamentos que pareciam mais íntimos perdem seu ardor com a proximidade. E a intimidade acaba por crescer com a distância, a medida que torna-se cada vez mais difícil o contato, ou manterem-se atualizados um com a vida do outro, já que perdem tantos detalhes do cotidiano que apesar de parecerem pequenos, tem grande importância nas nossas vidas e em nossos relacionamentos. A distância nos faz pensar mais no outro, sentir mais a vontade da presença do outro, e a rolarem lágrimas pelos olhos quando se reunem depois de muito tempo separados.
Não importa se são quadras, cidades ou países; relacionamentos verdadeiros não conhecem a distância física porque são mais fortes do que tal. A cumplicidade, a intimidade, o compromisso e o amor unem as pessoas através dos quilômetros ainda mais do que aqueles que estão ao nosso lado - mas que de algum modo, ainda estão fora do nosso alcance. Não tomamos o mesmo cuidado dos nossos relacionamentos à distância com aqueles que vemos todos os dias, e mesmo quando acreditamos que são todos iguais para nós, a distância ainda existe para provar que os amigos de hoje não conseguem nos entender tão bem quanto aqueles que ficaram para trás, mas que ainda estão conosco para nos salvar e nos lembrar de quem um dia fomos e do que ainda somos capazes. Assim levamos a vida, através de amigos tão perto de nós, mas tão longe de nos entender, e amores que moram tão longe, mas tão perto do nosso coração.
É, as pessoas são complicadas. Se não fosse pelo amor...
Ao som de: So Close - Jon McLaughlin.
Comentários
Postar um comentário