Pular para o conteúdo principal

A melhor amiga


  (Enquanto isso, em Abril de 2030...) Crianças, eu vou contar para vocês uma história incrível: a história de como eu conheci a sua mãe.
   Tudo começou há vinte anos, em 2010, quando eu me inscrevi para o curso de Psicologia em uma faculdade em Cascavel. Faltavam apenas alguns dias antes do começo das aulas, quando alguém me encontrou comentando em um fórum de calouros do curso no Orkut (uma rede social que não é muito diferente, nem no layout e nem na zoeira, do Facebook de hoje) e me adicionou. Ela era uma caloura também, tão constrangida e envergonhada quanto eu, e que também estava tentando não se perder no mar de rostos desconhecidos que iria alagar a faculdade no primeiro dia de aula. O nome dela era Lia, e apesar de algumas conversas básicas do tipo “da onde você é?” e “do que você gosta?” para tentarmos nos conhecer, ainda demorou uma semana para que nós realmente trocássemos palavras um com o outro. E eu me lembro como se fosse ontem:

Pessoal, formem grupos de estágio com até cinco pessoas!
- Ei, Igor, você já tem grupo?
- Comentei com essas duas meninas que conheci agora, Luciana e Ellen, de fazer junto com elas. Quer entrar também?
- Pode ser.

   Crianças, é engraçado refletir sobre como amizades começam, especialmente quando já se está há tanto tempo na estrada com essas pessoas. Para nós parecia improvável dizer que, apesar de estudarmos juntos, ainda passaríamos mais tempo juntos do que poderíamos imaginar. Ou que descobriríamos mais coisas um sobre o outro do que pensávamos que poderia existir. Ou que, a partir daquele momento, começaríamos a compartilhar alguns dos momentos mais importantes das nossas vidas. Mas foi exatamente o que aconteceu. Porque assim que a Lia e eu começamos a perceber o quanto tínhamos em comum, desde o humor negro até a incapacidade de segurar risadas durante a aula, só uma coisa começou a realmente importar: a zoeira. Como na vez em que eu a Lia estragamos um abaixo-assinado que o pessoal da nossa sala criou para adiar uma aula de sexta-feira para que todos pudessem viajar durante o fim de semana... E em vês de só assinar e passá-lo adiante, nós criamos um nome e um número de registro falsos para anular toda a campanha. “Quem é José Queroteraula?!”. E rimos, rimos, rimos muito. E só estávamos começando.
   Eu e a Lia nos divertíamos muito, e com toda a zoeira e as conversas logo vieram os momentos que nós sequer considerávamos que seriam lembrados até hoje; como a vez em que a Lia brigou com a mãe dela e pediu se podia ficar na minha casa até a poeira abaixar, ou o primeiro dia de aula do segundo ano em que levamos uma classe de calouros para o bar, ou a maratona de “How I Met Your Mother” que fizemos em casa enquanto bebíamos uma dúzia de Heinekens (que acabou com a Lia vomitando no meu sofá, coisa que eu só fui descobrir um ano depois). Mas nem tudo foram risos; eu a Lia brigávamos bastante. Porque às vezes ela achava que eu não a considerava tão importante, ou então eu sentia que ela era um pouco grossa. Coisas bestas de se pensar hoje em dia, mas que fizeram com que eu e ela não conversássemos por meses. Só o que nos trouxe de volta foi o aniversário da Luciana – sabe, crianças, como nossa tradição de comemorar os aniversários do nosso grupo começou? Com o da Lia, que por acaso era perto do da Ellen também, mas que era mais fácil (e barato, já que éramos pobres) de comemorar tudo junto. Fomos ao shopping tomar caipirinhas e comemorar os 18 anos da Lia, com direito a um bolo de aniversário feito com restos de ovos de páscoa que compramos em cima da hora, e um fósforo que usamos para que a Lia fizesse um pedido (porque esquecemos de comprar velas). Foi uma noite bem especial. Quer dizer, menos pra Luciana. A Luciana estava a caminho de Cascavel quando o ônibus dela foi assaltado e eles tiveram que dar meia-volta. Mas isso é uma outra história. Ela estava lá em espírito – e na marcação que fizemos dela depois na foto, em um pedaço de chocolate.
   Crianças, por mais que eu a Lia brigássemos, e talvez ela ainda não tenha me escutado dizer isso, ela sempre foi especial. Ela foi a primeira amiga que eu fiz na faculdade, e a que sempre esteve comigo desde então. Ela estava lá quando o avô de vocês brigava comigo (e não foram poucas as vezes). Ela estava lá quando eu tive o meu coração partido. Ela estava lá quando eu fui demitido. E além de tantas outras vezes (como da vez em que terminei meu primeiro namoro, ou quando me acidentei com aquela telha, ou quando fomos comprar nossos últimos cadernos para a faculdade), mais do que nunca a Lia sempre esteve lá por mim quando criamos nossa maior tradição: a Bro night, ou, a noite de tomar chopp até um dos dois não aguentar mais, enquanto reclamávamos sobre nossas vidas miseravelmente juvenis. O mais engraçado disso, crianças, e eu me lembro como se fosse ontem, é que isso começou em uma época em que a Lia e eu achávamos que não estávamos em uma fase tão boa assim. Não éramos populares, não tínhamos sorte no amor, e passávamos tempo demais assistindo séries e sendo ridiculamente nerds. E num piscar de olhos, parece que tudo mudou: de repente estávamos frequentando festas, e sendo procurados por pessoas que queriam ser nossos amigos, e até mesmo com dificuldades para encontrar tempo na nossa agenda para nos encontrarmos para beber. E o que começou como um brinde por tudo o que esperávamos da vida, se tornou um brinde por nós e tudo aquilo que já conseguimos. E, como vocês sabem, é uma tradição que vive até hoje. Foi um caminho e tanto para chegar até aqui, mas eu jamais me esquecerei, crianças, de quando aquele pedido de amizade apareceu na tela do meu computador, e mudou para sempre o rumo da minha vida.
  
   E foi assim que eu conheci a sua tia Lia.
  
   Não se desesperem! Eu ainda vou chegar na parte de como eu conheci a mãe de vocês. Mas a verdade é que, se eu não tivesse conhecido a sua tia Lia, provavelmente eu não teria vivido tantas experiências e aprendido tanto sobre a vida, de um jeito que só uma amizade verdadeira poderia providenciar. Se não fosse pela tia de vocês, eu não seria o homem que eu precisava ser para que, quando a sua mãe aparecesse, eu estivesse pronto para valorizá-la. E ninguém me ensinou sobre como valorizar uma pessoa especial, como a sua tia Lia.

   E é por isso que hoje, no aniversário dela, eu preciso que vocês venham pagar a nossa fiança. Fomos presos por dirigir embriagados pela cidade usando máscaras de “troll face” enquanto cantávamos a música-tema de “Pokémon”... E valeu a pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento