Pular para o conteúdo principal

O tempo e o empenho


Eu queria ser mais humilde. Entre todos os defeitos, apesar das qualidades que eles invariavelmente sustentam, ser humilde é meu ponto fraco. Em seu lugar, ecoam os absurdos que eu digo sem pensar, as atrocidades que escrevo apenas pelo impacto literário, e as decepções que parecem não se curar. Tudo isso poderia ser evitado, remendado ou no mínimo editado, se eu fosse mais cauteloso com o mundo ao meu redor. Mas eu não sou – ele, muito menos – e cá estamos. Ambos inegavelmente esgotados.

Por isso eu vou dar um tempo das manutenções de alguns dos meus mostruários digitais. Só os que parecem servir apenas para manter vivas as competições imaginárias nas quais eu me meto. E como se não fosse o bastante, saio com a sensação de que perdi, todas as vezes.

Certa vez escrevi sobre meu medo de ser burro. Ao contrário de medos mais verossímeis em sua irracionalidade, como traumas de infância ou desilusões amorosas, minha fobia sobre ser insuficiente para um mercado de trabalho está, por sua vez, diretamente associada à minha ansiosa e constante necessidade de competir com tudo e com todos paralelos a ele. 

Em vez de empregar meu tempo para algo útil como... bom, definir de uma vez por todas o que eu quero ser quando crescer – emocionalmente a essa altura, visto que comprovamos o quão gordo já estou. Por isso vou superar as expectativas das minhas neuroses, dando um tempo da vida digital e, ao mesmo tempo, acho que irei aquietá-las ao mesmo tempo com isso.

Claro que não abrirei mão de tudo. Se não puder desabafar comigo mesmo por aqui, ou tirar inspiração dos memes mais comentados do dia, graças ao Twitter, não sei o que restaria para me dar forças para sair da cama pela manhã e continuar a luta – ora contra mim mesmo, ora contra o mundo.

Eu fiz uma promessa a mim mesmo, sobre não deixar que o mundo vencesse. Em algum lugar da minha bagunça, ainda há romantismo a ser salvo. Talvez ele só esteja sortido em meio às barras de rolagem infinitas nas quais me prendo, que me distraem enquanto a vida passa ou outra pessoa tenta ter uma conversa comigo.

Poderia listar as distrações que se acumulam na minha cabeça ao longo do dia, entre memes e mediocridades, mas não vale a pena. Einstein foi preciso ao dizer o quão insano é repetir os mesmos padrões e esperar que resultados diferentes surtam deles eventualmente. Enquanto eu não souber exatamente o que fazer, não parece haver nenhum mal em investir no corte dos estímulos supérfluos.

Voltando aos clichês já consolidados por Einstein, um aluno brilhante apesar dos entreveros iniciais com a álgebra, eu sei que há algo a ser refinado nesse caos intransigente que chamo de intelecto. Ele só precisa ser realinhado, como uma bússola ou uma equipe de trabalho fatigada, para voltar a produzir rumo à direção certa. 

Quem realmente se importar comigo, a ponto de visitar esse pequeno espaço sem avisos de “POST NOVO” em stories, e de se lembrar do meu aniversário sem notificações azuladas, são pessoas às quais eu definitivamente preciso me atentar mais. Elas só não vem antes de mim, evidentemente, que preciso de assistência urgente para acordar desse coma pessimista.

Há mais coisas entre o céu e a Terra, Igor, do que pode carregar vosso infame smartphone. Como ser aprovado em um concurso público, apresentar um TCC e pendurar mais um diploma na parede. Pra começar...


Comentários

  1. Igor adoro seus textos. Acompanho há anos e anos. De tempos em tempos entro aqui espontaneamente pra ver o que há de novo ou reler algum texto que gosto. Sempre quando passo um tempo sem visitar fico com medo de você ter excluido o site, porque hoje em dia são raras as pessoas que dão continuidade em blogs, já que também são poucas as que se interessam. Mas por favor continue, realmente adoro tudo que você escreve! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento