Pular para o conteúdo principal

E aí, você adorou?



Em algum momento, você terá que se perguntar isso. É como você esperava que fosse, ou as coisas não saíram como planejadas? Raramente saem, não é? Mas a questão não é essa. A questão é que você parecia tão certo, tão confiante, tão definitivo. Soava como algo infalível, independentemente do que pudesse acontecer. As coisas se acertariam, as dores se dissipariam, e você... Bom. Você estaria feliz.

Bom, você está? Feliz, digo. Ou o fato de eu precisar completar essa frase por você já é indicativo de algo a mais? Algo em desalinho. Algo ferindo o precioso “mise en place” que você tenta manter a todo custo, vida afora. Ou então, traindo a promessa tão preciosa que você fez a si mesmo, anos atrás. Sobre o mundo não ser mais um lugar romântico, enquanto algumas pessoas – como você – supostamente ainda seriam, e a vocês coubesse a promessa de não deixar o mundo vencer. A quantas anda esse placar, afinal?

Você viu nos jornais o que aconteceu, mas e se fosse com você? E se você morresse cedo? Diria que as coisas finalmente melhoraram ou que continuaram as mesmas até o fim? Não me leve a mal – isso não é um acerto de contas. Apenas um lembrete amigável de que nem sempre a vida que você sonhou será, bom... Do jeito que você sonhou. “A vida inteira que poderia ter sido e não foi”, disse Manuel Bandeira, seguido de “tosse, tosse, tosse”. Quanto a isso, anime-se: você ainda não encontrou uma definição de maturidade melhor do que esta.

Planos mudam. Prioridades revezam-se. Pessoas morrem, mesmo em vida. Nada que você mesmo já não tenha dissertado sobre antes. O que mudou então? O que te mantém acordado à noite? Esqueceu que logo precisa levantar para ir trabalhar? Ou essa é só mais uma das surpresas com a qual você se deparou ultimamente: não esperava estar trabalhando tanto? E nem ouse se irritar com os meus questionamentos. Não é como se você estivesse realmente cansado, ou estivesse planejando parar tão cedo...

É diferente, só isso. Tudo igual, mas diferente. O homem no espelho até parece com você, mas é diferente. Ok, ele sorri menos, mas o quão sorridente você era antes? Não é você. Você, ironicamente, sempre sorriu por dentro. Só o deboche sobe à superfície, mas nada intencional. Era até engraçado, e você gostava de ser engraçado. Mesmo quando não parecesse engraçado para os outros, continuava sendo engraçado para você. E nunca passou pela sua cabeça o quão solitário podia ser, perceber que seu reflexo era o único a entender suas piadas. E ambos rirem, como se isso fizesse tudo parecer melhor.

Engraçado também o quanto as olheiras não o chocam. Como as linhas de expressão seguem imperceptíveis para você. Como se houvesse algo mais importante a ser notado. E há? Ou só sente estar ocupado demais para pensar nisso? Provavelmente do mesmo jeito que esteve ocupado demais para pensar em si mesmo, muito menos em voz alta. Pior ainda, em escrito. Logo você, que dizia só estar vivo ou sentindo algo de verdade se estivesse escrevendo sobre isso. Bom, isso vindo do mesmo cara que dizia amar as ironias da vida. Está amando essa aqui?

E se acabar hoje? E se a maré te levar embora? Você salvaria alguém antes de partir? Tentaria salvar a si mesmo, ou permitira ser carregado rumo ao desconhecido? Ser carregado é fácil – fizeram isso com você a vida toda. Sempre teve o que quis, até quando não o quis, só para ter a satisfação de admitir que não queria de verdade. Mas o exercício era interessante. O quebra-cabeças. A caçada. A procura. Mas quem procura, acha, e aí o que resta? A plenitude? Me poupe. Se poupe. Nos poupe.

Tudo sempre teve a ver com o futuro pra você. Nunca – e reafirmo com a sabedoria que só a retrospectiva lhe permite agora – nunca parou para pensar que em algum momento teria que fazer essa pergunta a si mesmo.  É, eu sei, seu celular vibrou. Seu alarme está a caminho. A vida real chama. Mas o alarme não está soando há cinco minutos. Pelo contrário, está soando há anos. E você aperta o botão soneca há anos, sem pensar duas vezes, como se não houvesse amanhã. Bom... Surpresa! Ah, a ironia.

Não se culpe. Não é como se só acontecesse com você. É, pasme: o mundo ainda não gira ao seu redor. Você só tem essa sensação porque está acostumado a andar em círculos. É um pouco triste, mas é normal. Os estranhos normais comuns têm esse nome por um motivo. Você não é o único a estar surpreso, ou a passar uma noite em claro pensando no que está errado, ou a esquecer o assunto imediatamente ao escutar o alarme tocar. É, eu sei – você precisa ir trabalhar. E precisa mesmo. Começando consigo mesmo.

O sol está nascendo, mas você está aqui há bem mais tempo. Não é de hoje, como costumam dizer. Então o que está esperando? Responda! Sei que tem um milhão de coisas para fazer hoje, e não irei impedi-lo. Afinal, a tendência é que eu o acompanhe durante sua agenda ocupadíssima. Você sabe quem eu sou. Sabe meu nome, onde moro e o quão mortificado estou, assim como você, ao finalmente parar para pensar sobre isso. Mas é normal.

Acontece para todos nós. Não só para os melhores de nós, como você gosta de pensar. Quem te disse que você é um dos melhores? Ok, não há tempo para entrar nesse debate agora. Você é... Ok. Pode ser? Poderia ser melhor. E se por acaso discorda, sinta-se livre para usar os próximos 30 anos para provar que estou errado. Isso sim eu sei que você adora. O que nos traz de volta ao questionamento inicial...

Você disse que iria adorar o amanhã. E aí, você adorou?

Não precisa me responder agora. Mas se tudo acabasse agora, era isso que você queria? Ou há alguma história que você ainda não contou? Bom... Você não morreu ainda. O trabalho continua. Escreva, antes que seja tarde. Eu estarei aqui, revisando. Para sua sorte, nos vemos de novo amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento