Antes de morrer, o tio do Homem-Aranha proferiu a memorável frase: “Com grande poder, vem grande responsabilidade”, e foi exatamente isso que me ocorreu quando meu chefe me ligou com a notícia de que, devido à saída de mais uma funcionária insatisfeita, eu agora seria promovido - de atendente, para caixa. Foi o bastante para me deixar inquieto por alguns bons instantes antes de finalmente cair no sono.
No dia seguinte, assumi meu novo posto - eu agora podia ficar sentado o dia todo, e ainda mandar em quem por ventura trabalhasse comigo de agora em diante. O chefe e a gerente se reuniram comigo para passarem o básico; eu agora seria responsável por toda a frente da loja e, ainda por cima, sozinho. De repente, a inquietação transformou-se em medo; medo do desconhecido, medo de falhar, medo de contar errado e ter que arcar com as conseqüências de quaisquer fosse meus erros, diretamente do meu bolso.
A idéia de ter uma cobrança ainda maior sobre meu trabalho, e não somente a responsabilidade praticamente direta sobre as despesas e lucros da loja, pagamento de funcionários e até a segurança e estabilidade financeira de suas famílias, sem contar o estresse que vem com o novo controle, me deixou com borboletas no estômago e calafrios durante a tarde toda. Foi só quando eu fechei minhas contas e passei o posto para a caixa noturna que comecei a me sentir melhor.
Talvez eu seja subjetivo demais para esse trabalho. Ou para qualquer outro trabalho do tipo, pensando bem.
***
Talvez seja o clima que esquentou subitamente, ou então sou eu quem se acostumou com toda a frieza que me cerca - e que pode até ter me afetado ao ponto de eu nem sentir mais qualquer mudança climática. Às vezes eu sinto que ando pela rua como um fantasma perturbado que vaga sem rumo, sonhando sem esperanças em voltar para casa. Eu ando com um olhar tão distraído, e com uma cara tão fechada, que nem pareço ter alma. Ou pior, parece que perdi minha alma.
Sei lá, mas é o que parece. As músicas que escolho ouvir a caminho de casa, voltando da faculdade à noite, também não ajudam muito.
“All of the happiness you seek, all of the joy for which you pray, it’s closer than you think, it’s just a hundred tears away”.
Comentários
Postar um comentário