Pular para o conteúdo principal

Promessa

Esta é uma carta destinada à Igor Costa Moresca somente para daqui quatro anos.

Como vai? As coisas continuam ruins pra você? Ou você se conformou/acostumou? Espero que não. Á essa altura acho que você já deve ter percebido a oportunidade única que conseguiu criar para si, apesar das circunstâncias que não vem ao caso. Quantas pessoas você conhece que, em menos de quatro meses, conseguiram o que você conseguiu? Aposto que a maioria ainda mora com os pais e passa o dia todo cutucando os pés, ou qualquer outra coisa sem importância. Achando que estão na melhor fase de suas vidas. E pior, você costumava concordar com eles. Enfim, você já deve ter superado isso, assim espero.

Aqui quem fala é você mesmo, quatro anos após você criar coragem de escrever isto. Não, ainda não existem carros voadores e você ainda não experimentou aquela batata recheada do shopping que sempre prometeu experimentar. Mas relaxe; de todas as promessas que fez para si mesmo, está é a menos importante. Só uma dica; ela não é tão ruim, mas ainda custa caro. Faça outra pessoa comprar para você e seja feliz.

Do que estávamos falando? Ah, sim, promessas. Por acaso se lembra das promessas que fez quando saiu de Londrina, ou melhor, quando percebeu que tinha saído de Londrina? Duas coisas que tiveram um espaço de tempo bastante significativo entre elas, não é? Mas não te culpo, você sempre teve problemas com desapego, e podemos confirmar isto com qualquer um.

Não se preocupe, seus amigos de verdade ainda estarão aqui esperando por você. Não vou mentir, um ou outro seguirá em frente e não estarão mais aqui, mas infelizmente não sei dizer se por ventura te esqueceram. Mas não se preocupe com a falta de internet, você já passou por isso antes e deveria estar acostumado. Enquanto isso, pare de reclamar e use o wi-fi do shopping; lembre-se que poderia ser pior. Anos atrás, você nem isso tinha. Imagine, então, um notebook.

A verdade é que ainda tem muitas mudanças por vir, a maioria delas boas. Venhamos e convenhamos, você já passou por muita coisa desde que chegou aí. Eu me lembro. A boa notícia é que venho por meio desta diretamente da sua cidade. Sim, você vai voltar para cá. Apenas siga o plano original que traçou e tudo ficará bem. Quanto às outras promessas que fez, não se surpreenda comigo quando digo que ainda quebrará algumas, como a da batata, mas já disse que não são importantes. As que realmente importam, você sabe quais são. Honre-as.

Continue seguindo em frente, agora as coisas só tem a melhorar e você sabe disso. No fundo, eu sei que você ainda sente todo aquele otimismo com o dia de amanhã. Você vai adorar o amanhã, certo? Nos vemos em breve, falta o que? Três anos e meio agora, mais ou menos? Vai passar num piscar de olhos que vai até te deixar assustado. Ah, e continue escrevendo. Eu te garanto, você vai querer ler todas as suas angústias depois e rir.

O mundo não é mais um lugar romântico. Algumas pessoas, porém, ainda são, e a elas cabe uma promessa. Uma promessa muito especial.

Não deixe o mundo vencer, Igor Costa Moresca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento