Pular para o conteúdo principal

Ilusões do amor, eu acho...

Agora eu sei porque te amei tanto; te ter era impossível. Faz sentido, afinal se tem uma coisa sobre mim que eu conheço muito bem, é a atração pelo inatingível. A crença cega em coisas que não se pode ver, e o amor, que no final das contas era inexistente, por alguém irresistivelmente distante; com todas as complicações e enganos que eu poderia querer, só para ter do que reclamar depois. Nunca te tive, e mesmo assim senti a sua falta. Senti algo muito forte, que talvez fosse parecido com amor, por você, e como era de esperar, demorou para que eu pudesse abrir meus olhos e dar conta da realidade: eu nunca te tive, nunca fomos nada, então por que significou tanto para mim? Ilusões do amor, eu acho. Ilusões, talvez, de uma outra ilusão.

O que é amor? Eu não sei. Eu nunca soube. Tudo que sei é que, com isso, achei que tinha chego perto de descobrir. Não, eu não cheguei nem perto. Pelo menos, não do jeito que eu achei que era. Na verdade, talvez até fosse, mas certamente não era aquele amor. Com letra maiúscula e eterno, como eu penso que seria. Se existe, eu não sei. Vejo casais juntos, sorrindo, de mãos dadas, aparentemente felizes. Pelo menos não estão sozinhos; já é motivo de sorriso. Quanto mais eu penso, mais eu percebo o quanto eu ainda estava vivendo um sonho; como estava desesperadamente tentando manter um castelo de areia em pé, e para que? Para provar a mim mesmo de que pelo menos havia chego perto de descobrir o que amor era, ou é. Que cheguei perto de senti-lo de verdade, apesar de saber em algum canto remoto da minha mente que não era nada real e sim uma invenção; uma farsa necessária, pois o descontentamento de não conhecer amor a essa altura seria demais para mim. A realidade, a verdade, sempre foi demais para mim.

Tudo que eu sempre sonhei, tudo que eu sempre desejei, nunca passaram de sonhos. Ilusões tão deliciosamente tentadoras que eu não pude resistir, e ao pular em direção a elas, não só fiquei sem os pés no chão, como estava contente em perder tal contato com a realidade. Era isto ou nada, e não podia me contentar com nada. Senão para que eu estaria vivendo? Como as pessoas se encontram, e da noite pro dia estão de mãos dadas e sorrindo por aí? É tão difícil assim, ou me falta alguma coisa? Talvez ter noção da realidade seja o que faltava. Mas aí está; eu não sei o que amor é, e nunca soube. A maior de todas as farsas foi em todo este tempo dizer que sabia, mesmo sabendo que ninguém acreditou. E eu percebi que, se tudo isto realmente quer dizer o que quer dizer, então eu nunca amei. Quem diria? Depois de todo esse tempo, tudo o que eu sempre quis foi saber o que era o amor; nada mais, nada menos. Mas se tem uma coisa da qual ainda tenho certeza, é que ainda quero descobrir.

Ou tudo que eu quero desta vida é amor - amor real, amor do tipo um-não-vive-sem-o-outro - ou então eu não tenho coração; mas algo me diz que tenho, e que vale a pena ser salvo.


Ao som de: Across the Universe – Jim Sturgess.

***

Você tinha razão; eu não te amo. Só não sei se isso é uma coisa boa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento