Pular para o conteúdo principal

Um amor para recordar, ou como salvar uma vida

Era pra ser só mais um post do tipo “como sobreviver a um sábado à noite em casa”, mas como tende a acontecer nesses casos, aconteceu: a vida. O plano era simples: uma pizza, uma garrafa de vinho e um filme. Metade muzzarela, metade calabresa sem cebola, vinho tinto suave, e “Um amor para recordar” – três elementos que marcaram tanto meu passado, e que decidi dar atenção ao menos pelo bem dos velhos tempos.

Depois da pizza e da garrafa (inteira) de vinho, fiquei à mercê do filme e as lembranças que me vieram à mente conforme a história já conhecida tomava seu rumo. Preciso confessar, para início de conversa, que apesar da minha natureza deprimente, sou um otimista e romântico incurável – alguns amigos me desaconselharam a perder uma noite com um filme repetido, temendo que eu pudesse cortar meus pulsos meio a tanto drama, mas fui cuidadoso ao explicar que tamanho drama não só me atrai, como me seduz e me conquista todas as vezes.

Mas eu decidi rever o filme porque, na verdade, mesmo sabendo que ela morre no final, de algum modo a obra me traz esperança – como várias das minhas fantasias que tenho diante dos meus olhos quando estou acordado no mundo real, e me faz pensar que ei, talvez estar aqui e passar por tanta coisa valha mesmo a pena. Tenho a fama de estar errado sobre as coisas, na maioria das vezes, e nesses casos quando me recolho com minhas fantasias, são os momentos em que mais espero que isto seja verdade.

Tomara que eu esteja errado quando meu pessimismo toma o melhor de mim e o que meus amigos sempre dizem realmente aconteça: eu vou encontrar alguém um dia, alguém que terá feito todas as minhas lágrimas valerem a pena. Mais tarde naquela noite eu fiquei pensando; talvez fosse o filme, talvez fosse o vinho, ou talvez fosse o meu coração que, mesmo depois de todos esses anos, continua sendo demais para dar conta. E talvez seja por isso que eu continuo sonhando com aquela pessoa especial; existe tanto amor no meu coração, que eu não consigo lidar sozinho.

E assim, todas as lágrimas que eu achei que tinham sido perdidas, reencontraram seu caminho de volta pelos meus olhos. Naquele momento, naquela noite, tudo em que eu acreditava e tudo que fazia de mim quem eu era, estava de volta – eu era eu mesmo novamente e estava apaixonado – por uma mulher, por um sonho, e pelo amor em si. Às vezes quando você tenta apenas sobreviver a um sábado à noite, você pode acabar salvando uma vida.

***

Trilha sonora de Março, 2011

Volume I

01. One – U2

02. Something Special – Colbie Caillat

03. Faithfully – Journey

04. Cruisin’ – Gwyneth Paltrow & Huey Lewis

05. Try a Little Tenderness – Otis Redding

06. Thank You – Dido

07. To Sir With Love – Glee

08. Landslide – Glee feat. Gwyneth Paltrow

09. Someone to Watch Over Me – Ella Fitzgerald

10. Te Amo – Rihanna

11. One Hundred Tears Away – Vonda Shepard

Volume II

01. Misery – Maroon 5

02. Candles – Hey Monday

03. Get It Right – Glee

04. Dream a Little Dream of Me – Glee

05. Animal – Neon Trees

06. Us – Regina Spektor

07. Born This Way – Lady Gaga

08. How to Save a Life – The Fray

09. Falling in Love – McFly

10. You Make My Dreams – Hall & Oates

11. I Move On – Chicago

Bonus Track: Dog Days Are Over – Florence + The Machine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento