Pular para o conteúdo principal

O botão do "foda-se", ou guerra fria IV

Estou mais frio do que a cidade, e para quem costuma sentir as coisas mais do que o normal, isto não é um bom sinal. Eu nunca pensei em mim mesmo como alguém que poderia se sentir confortável em viver com indiferença, sem sentir as coisas tão profundamente e sem agir loucamente baesando-se apenas em suas emoções, sem nunca saber ao certo aonde elas me levariam. Mas conforme seguimos adiante neste mundo frio e incansavelmente desgastante, estamos fadados a ter nossas crenças fragmentadas durante o caminho, e quando menos esperamos podemos nos encontrar assim, surpreendentemente despreocupados. A dor que parecia fundamental para fazer nos sentir vivos de repente para de latejar, e uma tranquilidade estranha toma o lugar do que antes costumava ser desespero silencioso para que a vida deixasse de ter tanto drama. Pois é; acabou o drama. Nós simplesmente não demos certo, e para mim você não existe mais. Alguns dizem que este é o momento em que encontramos em nós o botão do "foda-se", e nos tornamos indestrutíveis às mentiras alheias e às decepções que causam em nós. Não me importo mais com o que você possa dizer ou fazer, porque quem eu achei que você fosse na verdade nunca existiu, e quem eu descobri que você é não só não me deixa mais confiar, como me fez deixar de acreditar.

Dissemos adeus e nos reencontramos, e por um instante é como se nada tivesse mudado, mas meus olhos apesar de perdidos não me enganam, assim como aqueles ao nosso redor podem perceber que já não somos mais os mesmos. Mas apesar das coisas não parecerem diferentes, seu sorriso só me faz pensar que eu estava certo, e nada disso realmente causou algum desconforto em você do mesmo modo que mudou a mim. Eu aprendi a sorrir, com certeza; inclusive aprendi a sorrir mesmo quando não tenho vontade, mas prefiro encobrir o que estou sentindo do mundo para não deixar que outros se aproveitem da minha dor. Aliás, descobri um novo tipo de dor; uma dor que, estranhamente, não parece machucar, a não ser que o dano tenha sido tão profundo que meu organismo ainda não tenha dado conta do quanto exatamente estou sangrando. Mas não há motivo para pânico; o botão do "foda-se" foi pressionado, e acabou com as pressões que antes acabavam com meu dia ou até mesmo meu humor; eu não ligo mais, e estou sorrindo por isto.

Ao nosso redor ficaram as promessas desfeitas, as mentiras encobertas, as feridas que não se fecharam, os jogos que não valeram a pena ser ganhos, e as lembranças incertas de quem éramos, mas que ficaram para trás como destroços da minha desilusão, ou acordar como alguns tem chamado, para com a realidade. Talvez o botão do "foda-se" não passe de uma técnica de auto-destruição gradual, e parar de sentir as coisas seja o primeiro passo à total aniquilação do meu ser. Meus sonhos se foram, e me despeço do amor com a mesma força com a qual eu costumava me agarrar nele para construir meus castelos, mas apesar de tudo ter desmoronado, não me sinto como a bagunça de antes. Pelo contrário, pareço mais forte do que nunca, pois não deixarei que pessoas em quem não confiem se aproximem demais de novo, somente para me machucar. Volte para o seu mundo enquanto eu volto a usar preto, com lágrimas secas em meu rosto. A guerra acabou, mas não tenho certeza se alguém saiu ganhando com isto.

Ao som de: Back to Black - Amy Winehouse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento