Pular para o conteúdo principal

Você vai adorar hoje



            Eu acredito que tudo na vida acontece por um motivo, mesmo quando você não sabe qual é. Como um quebra-cabeças que se forma diante dos nossos olhos, mas cuja imagem não tem muito sentido até que todas as peças finalmente se encaixem. Acredito que não é a toa que algumas pessoas entram na sua vida, e não é a toa que elas se vão. Acredito que talvez exista alguma força além do céu, da terra e da Rede Globo que move este mundo, e que apesar das nossas escolhas – as boas, as ruins e as meio bosta – as coisas sempre vão se acertar e nós ficaremos bem.
            Particularmente falando, insisto em dizer o quanto 2013 está cumprindo sua promessa de ser o melhor ano das nossas vidas. Porque foi o ano em que a Joyce se mudou pra cá, e me ensinou que ainda mais importante do que transformar uma casa em um lar, é ser capaz de compartilhar este lar com alguém, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, nos tererés de dia e de noite, até que o aluguel nos separe. Foi o ano em que as frases feitas do Renan sobre “um dia a gente saber” a verdade por trás dos relacionamentos finalmente fizeram sentido, que era muito mais complexo do que eu imaginava, porém tão satisfatório quanto era cansativo. Foi o ano em que o Luis continuou me sacaneando com montagens de fotos e comentários infames, só que com total moral para fazer isso porque era sempre ele quem estava do meu lado me dizendo o que fazer quando eu parecia atingir o meu limite e era obrigado a admitir que, de vez em quando, eu preciso de ajuda. Foi o ano em que o Chuck mais falou, e eu sempre fiz questão de ouvir porque ou a piada era muito engraçada, ou o insight era muito válido.
            Foi o ano em que eu e a Tati mais trabalhamos juntos, e entre entrevistas de campo e referenciais teóricos, percebemos o quanto ainda funcionamos muito bem juntos, seja como parceiros de TCC ou amigos de longa data. Foi o ano em que a Ellen continuou fazendo aqueles barulhos estranhos do nada, mas sem os quais eu não a reconheceria, e foi o ano em que a Luciana continuou mostrando a nós e ao mundo o quanto ela é mais forte do que qualquer problema que entre em seu caminho – e que seria muito bom ser tão forte assim também. Foi o ano em que a Lia continuou me fazendo chorar de rir com esse nosso humor negro levemente perturbado que tivemos sorte de descobrir que compartilhamos, e também o ano em que a Paula provou para mim que é preciso dar mais chances às pessoas, e que amigos de verdade, apesar da distância, jamais deixam de ser.
            E essas são só algumas das pessoas que Cascavel me trouxe para me ajudar a sobreviver ao tempo instável e aleatório daqui até o ano passado, porque não só 2013 fez um excelente trabalho até agora em nos manter unidos, mas também me apresentou ainda mais pessoas e lugares incríveis do que eu esperava. Foi o ano em que a Andressa se tornou uma moradora honorária daqui de casa, e tornou as tardes frescas e noites mornas e filosóficas na sacada ainda mais memoráveis. Foi o ano em que a Dayane, depois de centenas de encontros em cervejadas e baladas por aí, puxou uma tímida conversa comigo em um fim de domingo parado, mas que até agora não terminou. Foi o ano em que o Adriano foi morar sozinho e convidou a todos nós não só para ajudarmos na mudança, mas para estarmos ali presentes na vida dele também. Foi o ano em que a Lucimara começou a faculdade e descobriu a alegria e a tragédia de ir à cervejadas, mas que ao menos servem para nos fazer jamais deixar de rir.
            E quanto à Londrina, este foi o ano em que eu mais tive oportunidades de voltar para casa desde que deixei aquela vida para trás com todo o medo do mundo de que eu havia perdido aquelas pessoas e lugares para sempre. Mas este foi o ano em que o Marcio foi me buscar na rodoviária de terno às cinco da manhã, recém saído de uma formatura, para irmos tomar café na feira e me dizer “Bem vindo à Londrina!”. Foi o ano em que o Edson continuou fazendo jus ao título de filho favorito da minha mãe – só que não – e me deu conselhos e direção sobre o que fazer quando eu insistia em cair em ciladas que só eu era capaz de conseguir (alguém aí lembra da La....?). E também foi o ano em que o Guilherme veio pra Cascavel e me convenceu a ficarmos 48 horas diretas sem dormir só para aproveitarmos tudo que um fim de semana poderia proporcionar, completo com arguiles na sacada de madrugada, tererés ao som de Coldplay e Rosa de Saron, overdoses de energético e lições sobre mulheres, relacionamentos e até a vida em si, da qual concordamos que não podíamos mesmo reclamar.
            Foi o ano em que eu fui à São Paulo para receber o reconhecimento por um trabalho de 3 anos que eu recebi logo no dia em que mudei para cá, que me fez reclamar muito e definitivamente me cansou muito, mas que me tornou alguém excepcionalmente mais grato e mais afortunado por poder acordar todo dia de manhã e começar tudo de novo. Foi o ano em que eu namorei sério pela primeira vez e descobri exatamente o quando amar alguém pode mudar a sua vida e a dela, mas que talvez não esteja na hora de eu dar um passo tão grande assim ainda. Você não pode se comprometer à outra pessoa sem estar realmente comprometido consigo mesmo. 
            Foi o ano da faculdade em que os estágios começaram, que o TCC parece que veio para ficar e que todas aquelas teorias que aprendemos nos últimos anos de repente viraram práticas assustadoras. Estamos mesmo prontos para isso? Serei bom nisso? O que eu estou fazendo aqui? Não são as orientações de estágio que me assustam, mas a ideia de que em breve a saúde mental de outras pessoas estará em meus cuidados – e que diabos de cuidado eu ando tendo com a minha? E como se tudo isso não fosse o bastante, 2013 foi o ano em que eu decidi admitir que eu tenho problema, que eu precisava tomar Roacutan e que – quem diria – minha vida e minhas amizades não se resumem a um copo de cerveja. E de quebra, 2013 foi o ano em que eu tirei aquele cisto estranho do meu pescoço.
            Ao longo dos anos confesso que perdi muitas das minhas razões para acreditar nas pessoas, no amor e até em mim mesmo, mas ao julgar por tudo que 2013 fez por mim até agora, posso definitivamente dizer que as coisas acontecem mesmo por um motivo. E que se não fosse por tudo e por todos que já passaram por mim até agora, eu não seria capaz de acreditar ainda que você vai adorar o amanhã. Mas enquanto o amanhã não chega, porque vocês não aparecem aqui em casa? Podemos fazer um jantar, ou um arguile e tereré na sacada, ou só assistir a um filme. Vocês é quem sabem. A porta está aberta. Você vai adorar hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento