Pular para o conteúdo principal

A simples complicação


   Eu levo uma vida complicada. Dessas do tipo que precisa ser constantemente refletida, desesperadamente sentida, incomensuravelmente significativa e, por que não?, irremediavelmente escrita. Capítulo por capítulo, vírgula por vírgula, e amor por amor. Uma vida com complicações difíceis de serem explicadas, do tipo que acaba quase sempre sendo omitida ou justificada ridiculamente quando encontro alguém na rua que não vejo faz tempo, e que me pergunta se está tudo bem. Eu não me lembro mais de quando foi exatamente que eu decidi deixar essa vida complicada um pouco mais autêntica, na esperança de que isso talvez facilitasse as coisas, e passei a ser dolorosamente sincero com as minhas respostas.
- Tudo bem?
- Não.
- Por que?
- Ah, é complicado...
   Eu também não me lembro ao certo de quando foi exatamente que eu abandonei este instinto de justificar constantemente minha condição sine qua non de levar uma vida complicada. Talvez tenha sido quando eu finalmente me convenci de que esse tipo de conversa geralmente partia de alguém que não participa muito ativamente da minha vida, e que perguntou como ela está por mero impulso. Claro que é uma generalização banal, motivada pelo meu descontentamento crescente com a complicação que exala dos meus olhos Machadianos de ressaca, e que apesar dos apesares, algumas pessoas talvez queiram mesmo saber como eu estou. Mas o que acontece agora não dá muita brecha para estas pobres vítimas do meu sarcasmo engatilhado.
- Tudo bem?
- Não.
- Por que?
- Ah... Porque não.
   Você não quer saber. Eu tenho certeza disso. E eu não quero contar. Sabe por que? Porque é complicado. E pessoas não gostam de coisas complicadas. Coisas complicadas causam caretas, ranger de dentes, constrangimento e, vez por outras, indignação de ambas as partes: da pessoa que está desabafando os desdobramentos infinitos da sua existência complexa que descobre que seus problemas parecem ainda maiores em voz alta, e da pessoa que está ouvindo e que se arrependeu de ter perguntado sem pensar no que diria caso a resposta fosse “não”. Engraçado como a gente nunca sabe bem o que dizer para alguém que diz “não” a algo tão simples como isso. Mas eu não gosto de mentir. Pode não ajudar muita coisa no contexto da complicação da minha vida, mas pelo menos não adiciona nenhum peso adicional por querer fingir que “sim, a vida vai bem”, acompanhado por um interesse igualmente instintivo pela sua vida também.
   Felizmente, eu tenho pessoas na minha vida que aceitam toda a minha complicação, e ainda a convidam para sair e tomar alguma coisa nos finais de semana. Eles podem não estar lendo isto, ou sequer leem algum capítulo que transcrevo aqui, mas estão constantemente comigo de algum jeito. Atravessando a complicação com toda a coragem e determinação que conseguem reunir, só para não me deixarem sozinho. E eu entendo porque eles fazem isso. As vidas deles são complicadas também. A de todo mundo é, Igor. O que faz os seus problemas serem maiores do que os das outras pessoas? Eu não sei. Talvez porque eles são meus...
   Talvez as melhores pessoas sejam mesmo complicadas, que levam vidas difíceis recheadas de problemas esquemáticos e obstáculos infinitos. Talvez aquela noção de que existem pessoas simples por aí com vidas pacatas, cujos maiores problemas são os complexos de ócio criativo que inventam, seja apenas um mito. Eu posso não ter uma vida fácil, ou particularmente rica, ou até mesmo vagamente linear, mas sempre tenho assunto para puxar conversa na mesa do bar. Se faz tempo que a gente não conversa, e você me perguntar como eu estou, e estiver disposto a enfrentar meu sarcasmo inicial, pode ter certeza que ouvirá muitas histórias. E você vai rir, porque se tem algo em que eu sou bom é em conseguir enxergar a graça na minha vida. Pode ser muito complicada, mas é deveras irônica. E eu tenho essa queda irremediável por ironia que não me deixa evitar ver o quanto o universo é muito engraçado, mas que algumas vezes a piada sou eu. Eu e toda a minha complicação.

   Quem sabe só o que me falta seja alguém tão complicada quanto eu, para me ajudar a esclarecer essas coisas. Capítulo por capítulo, vírgula por vírgula, amor por amor.

Comentários

  1. Magnífico! Sua escrita tem uma personalidade intrigante e totalmente sua, tenho reparado isso. De fato a inspiração veio para ficar...

    A proposito;
    Tudo bem contigo? (huiahuia)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento