Pular para o conteúdo principal

O pai nosso


“Eu quero paz.” É assim que você me responde a cada ano, toda vez que eu tento descobrir o que você gostaria de ganhar no seu dia. Felizmente ou infelizmente, eu nunca realmente entendi o que você queria dizer, o que invariavelmente me levava a buscar por presentes substitutos na forma de camisas, sapatos ou gravatas. E digo que felizmente não entendia, porque se tem algo que você sempre soube fazer com maestria, foi me proteger o máximo que pôde dos males e injustiças desse mundo, de modo que eu não perdesse o meu sono à noite. E digo que isso também foi infeliz, porque isso sinceramente é o que mantém um pouco distantes as minhas tentativas de te ajudar, te cuidar, te aliviar um pouco da carga que você carrega, mas que eu consigo imaginar muito bem o quanto é difícil.
   Cuidar de uma família por si só já é desafiador. E uma empresa então? E se fossem somente essas esferas a serem mantidas equilibradas no ar, talvez as vinte e quatro horas do dia pudessem até liberar uma folga, mas não. Existem prazos a serem cumpridos, compromissos a serem honrados, e muito, mas muito trabalho a ser feito. Coisas que finalmente me fizeram perceber o quanto o seu pedido de paz não era uma tentativa de confundir a minha cabeça para me deixar desorientado sobre o que escrever no seu cartão, mas que você está falando sério. E agora eu entendo. E antes que você diga que eu demorei demais pra entender, poupe-se; antes tarde do que nunca, porque tem pessoas que passam a vida através de dias serializados e neutralizados por rotinas, afazeres e problemas. Mas nós não somos desses. Nem podemos ser.
   Porque quando eu digo a você que esse dia precisa ser comemorado, eu falo sério. Porque você é uma pessoa que merece ser comemorada, reconhecida, abraçada. Eu sinto muito, mas muito mesmo por não ser capaz de te proporcionar a paz que você precisa – a paz que você merece – mas eu prometo continuar aqui do seu lado; escutando e deixando certas coisas que eu ouço de lado, entendendo e tentando fazer cada vez mais para ajudar, e trabalhando porque ninguém foi feito para carregar o mundo sozinho. Em algum ponto você vai precisar parar para respirar, então por que não confiar um pouco e me deixar tomar conta um pouco?
   Talvez você sinta que tudo depende de você, e talvez você até tenha razão sobre algumas coisas. Mas sobre outras, nem tanto. Porque o homem, o pai, o empresário, o chefe que todos consideram e admiram, e o legado de caráter, honestidade, perseverança e resiliência que você passa para todos que compartilham das suas aventuras, estas sim são facetas insubstituíveis. E são todos frutos do seu trabalho, da sua dedicação e do seu afeto pela vida, que apesar de você sentir que tem sido mais machucada do que poderia aguentar ser ao longo desses últimos anos, ainda é uma vida que tem muito a oferecer.
   Ou talvez seja uma questão de perspectiva, que só quem está de fora consegue enxergar, e às vezes é só disso que a gente realmente precisa para reencontrar forças para continuar lutando. Para continuar a nossa busca louca pela paz, matando um leão por dia e deitando a cabeça no travesseiro à noite um pouco inquieto por saber que amanhã tem mais, mas que por hoje o que podia ser feito, foi feito.


   Ninguém ao seu redor pode negar que você é um bom companheiro, um cara admirável, um administrador competente. Mas acima de tudo, você é um pai para essas pessoas. Um símbolo de dedicação, autoridade e ordem que tenta manter o seu mundo sob controle. E, é claro, um pai em especial para os seus filhos, que apesar de estarem cada vez mostrando um pouco mais do seu potencial nas suas notas no colégio, ou nas tarefas que desempenham, ainda precisam aprender muito com você. Viver em paz é fácil; manter uma vida em equilíbrio enquanto o mundo desaba debaixo dos seus pés é o verdadeiro desafio. E talvez, quem sabe, esteja aí a verdadeira graça da vida; nesses momentos definitivos em que você descobre exatamente o quanto é forte. E você, Marcio Moresca, é.
  

   Feliz aniversário, pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento