Pular para o conteúdo principal

A desconstrução


Quando você acorda de manhã, talvez o seu primeiro pensamento não seja tão pessimista quanto “o mundo como eu o conheço pode acabar hoje”. Não. A maioria das pessoas é mais otimista do que isso. A maioria das pessoas provavelmente pensa que terá um bom dia pela frente, que os problemas eventualmente irão se resolver, e que mesmo que tudo não fique completamente bem ao final do dia, sempre haverá uma próxima oportunidade de acertar as coisas. E se você for uma dessas pessoas, volte para o seu dia feliz. Porque este não é o desabafo de alguém que ainda acredita que as coisas ficarão bem.

Este é o desabafo de alguém que viu o mundo acabar mais vezes do que deveria, em menos tempo do que parecia ser possível.

Os últimos dias não foram fáceis. Poderia dizer, inclusive, que 2017 como um todo tem sido o ano dos planos desfeitos, das promessas mal cumpridas e da lástima e definitiva teoria de que se algo pode dar errado, é só uma questão de tempo para isto.

2017 tem sido, basicamente, sobre desconstrução.

***

Nós acordamos e saímos de casa para trabalhar, à procura de objetivos para alcançar, esperando que os problemas possam ser resolvidos e, quem sabe se tivermos sorte, ainda reste tempo para reencontrarmos aquela pessoa especial ao fim do dia. Alguém que esteja esperando por nós com duas taças de vinho e um beijo para selar as vitórias e amenizar as pendências das últimas 24 horas.  E eu costumava viver assim; sob uma noção romântica de que as coisas podem dar certo, que tudo tem a sua devida hora, lugar e, principalmente, limite. Mas não. A vida não segue o roteiro de uma comédia romântica. Aliás, a única coisa que a vida segue é adiante. Mesmo que ela atropele você pelo caminho.

Durante os dias que se passaram, eu vivenciei o término de mais um relacionamento, a turbulência de mais uma mudança, e a tristeza de mais uma perda. Pode não ter sido nada original, mas definitivamente não foi algo fácil de absorver. Com o passar dos dias, não há muito que possa diferir em termos de tragédia – a única variável permanece sendo o elemento da surpresa. Você não sabe o que vai acontecer contigo amanhã. E já que estamos nos aprofundando nos confins do pessimismo, ainda dá tempo de algo te surpreender hoje.

Não pense que todo este desânimo é gratuito. Não é. Desabafos possuem uma função, por mais descontentes que eles deixem quem aceita acolhê-los. E o que eu estou tentando fazer é algo triste, porém simples: abrir mão das minhas decepções, publicamente, em voz alta, para que seguir adiante pareça menos complicado.

Porque a verdade é que todo o tempo que passamos nos empenhando em tarefas diárias como tentar planejar o dia de amanhã, ou alinhar os quadros na parede, ou lembrar de mandar uma mensagem para ela no meio da tarde pra dizer que está com saudade, ou dar uma passadinha na casa daquela sua tia que você não vê há sabe-se lá quanto tempo... Tudo tem validade. A vida é uma obra constante onde as reformas ocorrem o tempo todo.

Agora, não estou dizendo que você não deve fazer planos. É claro que deve! E não estou dizendo para não investir nas pessoas, nos lugares ou em si mesmo, imaginando um futuro melhor. É claro que precisamos. É por isso que levantamos da cama pela manhã, todos os dias. Não deixe o meu desabafo destruir toda a esperança que ainda lhe resta. Assim como estou tentando desesperadamente manter a minha, mesmo ainda diante dos destroços do último mês.

Pra quem é acostumado a viver com base em metáforas, acho que atingi o limite das minhas ao ser obrigado a aceitar que o amor chegou ao fim mais uma vez, e ao encaixotar todos os meus pertences para tentar encaixá-los em outros cantos de um jeito que fizesse parecer como um lar, e ao ter que me despedir de alguém que eu visitei menos vezes do que deveria em vida, e que jamais serei capaz de me redimir em morte.

***

Esta é a nossa realidade: quando menos esperamos, somos confrontados com a temporalidade das coisas. E mesmo quando pensamos que existem pessoas insubstituíveis e lugares inesquecíveis, você percebe que não. Tudo é construído, mas nada está escrito em pedra.

O que eu espero daqui pra frente não é que as coisas se tornem magicamente mais fáceis. Tampouco quero aceitar que estou me tornando alguém silenciosamente amortecido pela desconstrução do mundo ao meu redor. Porque uma outra verdade também é clara: da demolição de uma vida conhecida, surge a necessidade de reconstruir uma nova.

Felizmente, nesse caso, ser obrigado a adaptar-me à mudanças inesperadas é algo ironicamente familiar para mim. E nada comprova isso tão bem quanto este exato momento aqui: estou escrevendo novamente. Dramático, irredutível, egocêntrico. O que passou, passou, e eu ainda estou aqui. Então lá vamos nós de novo.

Mãos à obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento