Pular para o conteúdo principal

Este cara está apaixonado por você


Eu estive apaixonado pela garota errada desde os meus 14 anos, e não pulei um dia sequer desde então. Claro que a garota mudou de nome com o passar dos anos, assim como a cidade em que morávamos, as músicas que eu dedicava a ela e as sacadas nas quais eu passava noites em claro. Sentado, esperando, rezando que ela estivesse pensando em mim também... E mesmo quando não era recíproco, ou quando a esperança parecia ser tão rarefeita quanto os ventos de uma noite de verão, e uma lágrima ou outra acabava por escapar dos meus olhos, eu era feliz. Por simplesmente ainda acreditar em algo, em nós, eu era feliz. É algo que nós perdemos com o passar dos anos, entre uma pessoa errada e outra: a habilidade de continuar acreditando que pode dar certo.

Às vezes eu ainda me pego pensando em alguém, mas não do jeito que já cheguei a sonhar um dia. As sátiras envolvendo andar de mãos dadas no shopping e as fantasias sobre ter alguém com quem dividir o cobertor em uma noite fria são mais fáceis de se imaginar, mas bem mais distantes de se alcançar. Houve um tempo em que uma simples conversa me fazia feliz. Os tempos em que você ficava feliz em receber uma mensagem minha, e me deixava igualmente ansioso ao imaginar no que você poderia estar pensando... Esses tempos se foram.

É uma segurança triste que acompanha a experiência de viver aos vinte e tantos anos, em comparação à novidade e toda a expectativa de um primeiro amor. Já faz tempo que não tenho primeiras vezes; só segundas intenções e decepções com terceiras pessoas. Algo que se torna terrivelmente verídico através da minha lista de contatos do WhatsApp, ou pela lista de visualizações que minha última foto publicada recebeu em uma das minhas quinze redes sociais.

O mundo se tornou mais rápido. Mais suscetível a ter as coisas instantaneamente. E por mais que eu gostaria de esquecer, meu coração ainda é do tempo das longas esperas. Porque entre uma resposta e outra, entre um olhar e outro, eu me permitia sonhar sobre você. Sobre nós. O que hoje chamam de vácuo, costumava contemplar mais sonhos do que pode conceber a nossa vã fibra óptica.

Eu costumava chorar por amor. Amargamente, loucamente, verdadeiramente. Mais vezes do que gostaria de admitir, chorava por amores que nem chegaram a realmente existir. Chorava pelas chances que nunca tive de provar que eu poderia ser o cara que você estava esperando. Chorava pelos planos que precisei desfazer na minha cabeça, porque no mundo real você não estava disposta a andar de mãos dadas comigo. Este foi o mesmo período em que eu me sentia constantemente ofendido pelas noções de que amor era um jogo, e que vencia aquele que demonstrasse o menor interesse.  Talvez seja por isso que eu nunca tenha vencido: eu não sabia lidar com esse tipo de regras.

O tempo passou e as canções mudaram, mas quanto mais eu penso sobre o que me leva a escrever sobre isso, mais eu percebo que esta é a única salvação que me resta. A única maneira de manter viva a parte de mim que realmente sofria por amor, e passava noites sem dormir pensando naquela garota, e sonhava acordado com tudo que poderiam viver juntos, se ela só me desse uma chance...

Às vezes eu penso que essa parte de mim morreu. Quebrou-se de um jeito incapaz de reunir os pedaços, esmigalhados por cada paixão incerta que surgiu ao longo do caminho. E sobre ainda encontrar razões para acreditar, é triste pensar que a esperança possa viver na barra de rolagem de uma lista de contatos. Se ela disse “não”, ou então não disse nada, talvez outra diga “sim”. Eu não vivo assim, ao contrário da crença popular que já ouvi falar ao meu respeito. E talvez seja nesses momentos em que eu deteste esta cidade. Este não é quem eu sou. Você não deu tempo de conhecer quem eu realmente sou.

E cá entre nós, eu ainda queria que você tivesse me conhecido.

Eu tenho meus defeitos. Posso ser grosseiro ou arrogante em alguns momentos, e prepotente e egocêntrico em outros. Mas são defesas construídas pelo tempo, resultantes de uma série de desenganos, promessas desfeitas e vácuos que deram espaço para o acúmulo de dúvidas e medo – muito medo - de ser magoado de novo. E talvez seja só isso que você consiga enxergar: um cara babaca que não te deu oportunidade de realmente dar uma chance a ele, por parecer estar preocupado demais em levar você para sair, como desculpa para levar você para a cama. Um cara cheio de contatos, experiências infames e histórias engraçadas para contar na mesa do bar. Um cara insensível, egoísta e frio. Um cara que definitivamente não é o que você está procurando, embora tenha momentos em que eu parecesse ser...

Bom, eu vou te contar um segredo. Talvez eu seja mesmo esse cara. Talvez seja isto que anos de declarações românticas e ataques constantes ao meu coração partido tenham gerado. Eu não sei. Só o que sei é que alguns sonhos e algumas músicas ainda permanecem intactas na minha cabeça. E que durante algumas noites frias de outono – mais frias do que você pensa que eu mesmo sou – eu relembro algumas razões para acreditar, e digo a mim mesmo que tudo ficará bem um dia desses.

E te digo mais: durante uma conversa, ou um telefonema, ou um encontro que compartilhamos, houve um momento em que tentei segurar a sua mão. Ou um olhar inocente que direcionei a você, que permitiu mais interpretações do que realmente convidava. Ou confessei algo que realmente não estava acostumado a admitir em voz alta para qualquer um. Nós tivemos momentos assim, e são os mesmos que continuam comigo, enquanto você há tempos está por aí. Longe de mim, mas acompanhando meus movimentos, achando que não penso mais em você, e que nada do que escrevo tem a ver contigo.

Se estiver lendo isso, quero que tente se lembrar deles. Porque foram nesses momentos em que um cara quebrado e incorrigível tentou demonstrar que estava apaixonado por você. Mas talvez você também não seja a garota otimista e esperançosa que já foi um dia. E talvez tenha aprendido que confiança custa caro e dói demais. E eu não a culpo. Todos nós temos nossa bagagem, nossas histórias para contar, e nossos motivos para sermos quem somos agora.

Quanto a mim... Sinto saudades. Boa noite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento