Pular para o conteúdo principal

Eu ainda sou eu


É fácil dizer o que quer quando se foge do que precisa. Tudo se resume a uma noção de perspectiva – ou, na maioria dos casos, na falta dela. E talvez um dos melhores e mais recentes exemplos que eu possa expressar seja a minha visão infame acerca do quão importante um primeiro encontro realmente é. 


Claro, você sente o nervosismo de uma vida passar diante dos seus olhos, tentando agir normalmente enquanto disfarça sua inabilidade de soar natural sem entregar o quanto imaginou aquele cenário mentalmente antes. Completo com scripts imaginários que a outra pessoa, por incrível que pareça, insiste em não seguir. O resto são clichês consolidados pelo próprio tempo: as mãos trêmulas, a gagueira acidental, a troca de palavras, os olhares distraídos, o coração disparado. Todos evocativos daquele inesquecível primeiro beijo – independentemente se ele acabar sendo bom ou ruim.


Seria simples pensar que essa é a parte difícil. Longe disso. Eventualmente, como tudo na vida, você descobre que há sempre algo a mais. Análises de discursos e linguagem corporal à parte, o primeiro encontro nada mais é do que uma combustão espontânea entre a ansiedade de dois corpos inegavelmente atraídos um pelo outro, porém repelidos pelas próprias inseguranças. Se a noite terminar bem, um meio termo é alcançado entre as partes. Se acabar muito bem, a combustão deixa de ser teórica para dar vida a um atrito muito mais interessante. Se acabar mal, o pacote Gold do Tinder passa a não soar mais tão ridículo.


Como tudo é questão de perspectiva, uma série de primeiros encontros – e suas respectivas mesas redondas para dissecar o que tal palavra, tal gesto, tal mensagem realmente quis dizer, entre amigos – me levaram a perceber o quão efêmero todo esse nervosismo é diante de algo muito maior: a perspectiva de um segundo encontro. Se aquele primeiro contato é como lançar-se em queda livre sem qualquer expectativa de que exista uma rede de proteção lá embaixo, uma segunda campanha seria o equivalente a lidar com o fato de que há mesmo terra firme ali – mas é ali mesmo que eu gostaria de me fixar?


Tudo feito pela segunda vez na vida envolve algum tipo de compromisso. Um comprometimento além das primeiras impressões que inevitavelmente te inspira a seguir adiante. Como começar uma série nova, depois de muita insistência vinda de si mesmo e da fadiga provocada por reprises, na qual o primeiro episódio pode não superar todas as expectativas, mas há um gancho irresistível capaz de prender sua atenção por mais quarenta minutos. E é isso que há de intrinsecamente aterrorizante num segundo encontro: eles tendem a forçar uma perspectiva de você. Não se trata mais de queda livre, mas de um movimento premeditado. O que, por sua vez, justifica o quão raros eles acabam sendo.


Assim como ninguém sabe o que está fazendo, mas jamais admitira isso em um depoimento, também costumamos não saber com quem gostaríamos de estar fazendo algo diferente. É a teoria do “nada sério”, colocada à prova: agora que ambos concordamos que gostaríamos de algo a mais (ou tudo...), iremos mesmo atrás disso um com o outro?


O problema inevitável em suprir suas necessidades depois de longos períodos de procura, suspiros e frustrações, é o vazio provocado por encontrar pelo que tanto se esperava. Não se trata de descobrir que sonhos podem se tornar realidade, mas questionar-se se é possível haver vida após o sonho em si. Se você parece bom demais pra ser verdade, algo incompreensível diante de tudo que o antecedeu, porém ao mesmo tempo tão compatível com a vida a dois com a qual você secretamente sempre sonhou, estaria eu pronto para lidar com isso?


Sim, eu quero encontrar o amor da minha vida. Mas é disso mesmo que eu preciso agora? Não. Simples assim.


Há também a pior das hipóteses: talvez eu só goste mesmo da procura. A reconfortante sensação de que se nada deu certo antes, é porque simplesmente não era ela, mas que a pessoa certa está por vir a qualquer momento. O que acaba por torná-la na desculpa perfeita para evitar lidar com a realidade à minha volta – começando pelo fato indiscutível de que todo e qualquer amor que possa existir na minha vida obrigatoriamente deve começar comigo mesmo. Como a queda livre de um primeiro encontro, o que vier a acontecer depois é só lucro. É na segunda tentativa, entre o meu amor próprio e o seu, na qual fazemos o empenho em descobrir se eles podem coexistir. Mas se a minha base não está pronta, ou a sua ainda precisa de reforços, relacionamentos sempre terão a mesma segurança de um castelo de cartas contra o vento. Ao impacto do menor suspiro, tudo desaba.


É por isso que nunca tivemos um segundo encontro: eu percebi o quão importante era dar uma segunda chance a mim mesmo primeiro. Desconfio, inclusive, que foi o que você também decidiu para si. 


O amor da sua vida não salvará a sua vida – ela só estará ali por você, completa com toda uma vida que o antecede e todas as cicatrizes que vieram junto. Salve a si mesmo primeiro, e ela o encontrará. Ou busquem apoio um no abismo do outro por uma noite quente de verão. Só não se surpreenda na manhã seguinte quando ela não estiver mais ali. E não é disso que eu preciso; não mais. Preciso de algo a mais. Algo constante.


Eu ainda sou eu: o amor da minha vida. O que vier depois é só isso: consequência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento