Pular para o conteúdo principal

Um conto de duas cidades

Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos. É assim que Charles Dickens começa seu conto sobre duas cidades e seus respectivos protagonistas durante o contexto da Revolução Francesa. Para mim, é a frase que resume com perfeição minha viagem de volta ao passado; isto é, minhas férias em Londrina, e a guerra que tem sido travada há tempos entre aquele que eu fui, aquele que eu quis ser, e aquele que sou, na maior das revoluções introspectivas que uma pessoa poderia ter – até mesmo nas férias. Ao visitar o lugar que um dia foi meu berço, meu lar e meu porto seguro, o choque com as mudanças que os últimos dois anos trouxeram foi instantâneo; haviam novas construções, reconstruções, e monumentos que eu mesmo ergui e que vi serem destruídos com o tempo – como amizades, relacionamentos, amores e a imagem de uma vida repleta de personagens inesquecíveis, e memórias de todos os planos traçados e tudo mais que poderia ter sido e não foi. Teria sido o tempo que apagou minhas lembranças e esfriou meu amor pela cidade que antes significava o mundo para mim, ou fui eu quem finalmente seguiu em frente para uma nova fase da minha vida? As ruas eram familiares, os lugares continuavam memoráveis, e o por-do-sol me relembrava dos dias e noites que passei sob os céus de Londrina e as aventuras que tive. E quando chegou a hora de partir, e deixar minha casa para voltar para casa, três coisas me vieram à mente: algumas pessoas eu nunca mais veria, algumas pessoas tornaram-se essenciais, e um dia eu voltaria a morar em Londrina, para realizar todos os sonhos que mantive guardados e experienciar tudo que a cidade tem a oferecer. Justo quando você acha que já viu de tudo, você percebe que não viu nada ainda.


***


E como já é de costume, a trilha sonora de Julho. Divida em duas partes, para duas cidades.


Volume I - Londrina


01. Home Again – Vonda Shepard

02. Island in the Sun – Weezer

03. Otherside – Red Hot Chilli Peppers

04. Take Me Home Country Roads – John Denver

05. Break On Through (To the Other Side) – The Doors

06. More, More, More – Andrea True Connection

07. Vive La Vida Loca – Ricky Martin

08. If You Seek Amy – Britney Spears

09. You Know I’m No Good – Amy Winehouse

10. Have You Ever Seen the Rain – C. C. R.

11. Closer I Get to You – Roberta Flack & Donny Hathaway

12. Across the Universe – Jim Sturgess


Volume II - Cascavel


01. Home – Michael Bublé

02. Back in Black – AC/DC

03. Mama Said – The Shirelles

04. Stayin’ Alive – The Bee Gees

05. Imagine – John Lennon

06. Try (Just a Little Bit Harder) – Janis Joplin

07. My Heart Will Go On – Celine Dion

08. Alice – Avril Lavigne

09. Tigerlily – La Roux

10. Over and Over – Puff Johnson

11. You’ve Got a Friend – James Taylor

12. True Colors – Cindy Lauper

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento