Pular para o conteúdo principal

Obrigado. Próxima!


Meus amigos dizem que supero relacionamentos rápido demais. Claro, esses não são os mesmos amigos que estavam por perto na época em que eu não só jamais superaria um relacionamento de qualquer tipo em uma velocidade remotamente impressionante, como sequer chegava a vivenciá-los de verdade. Mas todos temos os nossos fantasmas, remorsos e arrependimentos - sejam eles os certos ou os errados - em se tratando de relacionamentos. Sejam eles reais ou imaginários.


São os mesmos amigos que hoje ficam abismados com o quão proativo eu me tornei sobre a minha vida pessoal. Para os de outrora, não há segredo algum. Eu queria, quero e possivelmente irei querer sempre alguém para amar nesta vida. Só o que mudou é o que esse amor em particular, e essa eterna busca pelo algo a mais, significam. 


Não se trata de preencher um vazio, para-sempre-vazio, numa vã esperança de alcançar um momento de sossego e distração em meio a uma miríade de neuroses e lutos mal elaborados - como já foi o caso um dia. Não. É sobre estar levando uma vida ridiculamente abençoada, indescritivelmente aleatória e irremediavelmente engraçada, mesmo entre picos de tragédia e ironia que, como é de costume, tendem a mesclar uns com os outros. E sobre achar uma graça ainda maior em partilhar tudo isso com alguém. Alguém que entenda do que tudo isso se trata.


Muitas recusaram. Outras admitiram que não dariam conta. Tamanha profundidade tende a ser atordoante - para não dizer enjoativa, quem sabe. Algumas tentaram e se queimaram. E, por fim, mas ao contrário do folclore que acidentalmente criei sobre mim, poucas tentaram e me quebraram. Não a ponto de ser inconciliável à minha busca, como descobri com o passar do tempo. Mas o suficiente para questionar a campanha como um todo, inclusive a sua alternativa mais audaciosa.


Mesmo que encontrasse o que procuro, mesmo que a próxima fosse a certa, eu saberia reconhecê-la? Como é de se esperar de tamanha profundidade, também se torna extremamente fácil perder-se nela. Imaginação é algo trágico de se desperdiçar, mas tudo tem limite. Ou, deveria ter.


Pensando em tudo isso, é fácil explicar como não nada que aconteceu até hoje foi rápido. Pelo contrário; algumas decepções fizeram parecer que iriam durar para sempre, ou o equivalente temporal mais próximo disso. Olhando em retrospectiva, a explicação parece mais simples. Talvez haja uma cota pela qual se possa chorar por amor nessa vida, e eu atingi a minha há muito tempo. Tanto que só o que resta agora é respirar fundo e esperar algo melhor da próxima vez. Porque esse é o verdadeiro segredo: se estiver disposto, sempre haverá uma próxima vez.


Outro pensamento que me invadiu enquanto contemplava toda essa jornada foi tentar responder porque tais lembranças parecem tão inspiradoras a ponto de parar para escrevê-las em um ônibus em movimento, entre idas e vindas da cidade, logo pela manhã. Então, como é de costume, eu encontrei a ironia: depois de anos de procuras infames, encontrei conforto no deslocamento. Por bem ou por mal, é onde me sinto mais à vontade hoje em dia. O real desafio é – e sempre foi - fixar-se a um único lugar, mas para isso você precisa encontra-lo primeiro. 


É só isso que eu quero.



***


Trilha Sonora de Fevereiro (Disponível no Spotify)


01. Thank U, Next – Acoustic Guitar Cover

02. Far From Over – Glee

03. You’re So Vain – Carly Simon

04. Feelin’ Alright – Joe Cocker

05. Let’s Dance – David Bowie

06. Champagne Supernova – Oasis

07. All the Lovers – Kylie Minogue

08. Vienna – Billy Joel

09. She’s Not There – Santana

10. Someone You Loved – Lewis Capaldi

11. Stay – Thirty Seconds to Mars

12. Never Say Never – Basement Jaxx

13. I Still Haven’t Found What I’m Looking For – U2 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 estágios do Roacutan

            Olá. Meu nome é Igor Costa Moresca e eu não sou um alcoólatra. Muito pelo contrário, sou um apreciador, um namorador, um profissional em se tratando de bebidas. Sem preconceito, horário ou frescura com absolutamente nenhuma delas, acredito que existe sim o paraíso, e acredito que o harém particular que está reservado para mim certamente tem open bar. Já tive bebidas de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, assim como todas as ressacas que eram possíveis de se tirar delas. Mas todo esse amor, essa dedicação e essas dores de cabeça há muito deixaram de fazer parte do meu dia a dia, tudo por uma causa maior. Até mesmo maior do que churrascos de aniversário, camarotes com bebida liberada e brindes à meia noite depois de um dia difícil. Maior do que o meu gosto pelos drinques, coquetéis e chopes, eu optei por mergulhar de cabeça numa tentativa de aprimorar a mim mesmo, em vês de continuar me afogando na mesmisse da minha melancolia existencial.            

A girafa e o chacal

Melhor do que os ensinamentos propostos por pensadores contemporâneos são as metáforas que eles usam para garantir que o que querem dizer seja mesmo absorvido. Não é à toa que, ao conceituar a importância da empatia dentro dos processos de comunicação não violenta, Marshall Rosenberg destacou as figuras da girafa e do chacal . Somos animais com tendências ambivalentes – logo, nada mais coerente do que sermos tratados como tal.  De acordo com Marshall, as girafas possuem o maior coração entre todos os mamíferos terrestre. O tamanho faz jus à sua força, superior 43 vezes a de um ser humano, necessária para bombear sangue por toda a extensão do seu pescoço até a cabeça. Como se sua visão privilegiada do horizonte não fosse evidente o suficiente, o animal é duplamente abençoado pela figura de linguagem: seu olhar é tão profundo quanto seus sentimentos.  Enquanto isso, o chacal opera primordialmente pelos impulsos violentos, julgando constantemente cada aspecto do ambiente ao seu re

Wile E.: o gênio, o mito, o coiote

Aí todo mundo no Facebook mudou o avatar para a imagem de algum desenho e eu não consegui achar mais ninguém, mas depois de um tempo eu resolvi brincar também. O clima de celebração do dia das crianças invadiu as redes sociais de tal maneira que todos nós acabamos tendo vários flashbacks com os desenhos de nossos colegas, dos programas que costumávamos assistir anos atrás quando éramos crianças e decorar o nome dos 150 pokemons era nosso único dever. E para ficar mais interativo, cada um mudou a imagem para um desenho com qual mais se identifica, e quando a minha vez chegou, não tive dúvidas para escolher nenhum outro senão meu ídolo de ontem, de hoje, e de sempre: o senhor Wile E. Coiote. Criado em 1948 como mais um integrante da família Looney Tunes, Wile foi imortalizado pelo apelido e pela fama de fracassado em sua meta de vida: pegar o Papa Léguas. Através de seu suposto intelecto superior e um acesso ilimitado ao arsenal de arapucas fornecidas pela companhia ACME, Wile tento